MOREIRA, Barbara G. L. Colorido tropical, cenários pitorescos: a cidade brasileira oitocentista na obra de William John Burchell (1825-1830). 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Natal, 2015. Orientador: George Alexandre Ferreira Dantas.

Resumo:

O Brasil do início do século XIX mostrar-se-ia um rico panorama de novas formas, cores e costumes à um público estrangeiro cada vez maior, principalmente após a Abertura dos Portos em 1808. A figura do naturalista inglês William Burchell destaca-se dentre esse grupo, sobretudo pela sua obra, onde converge a poética das descrições do período romântico e o rigor da representação das ciências naturais. A pesquisa apresentada busca compreender o papel da obra de Burchell na construção das representações sobre a paisagem urbana oitocentista, contribuindo ao debate sobre a formação das representações sobre a cidade colonial. A análise fundamentou-se na revisão bibliográfica, com enfoque na problematização do material iconográfico produzido por Burchell como fonte historiográfica sobre o assunto e na análise da iconografia elencada por meio de sua leitura formal e interpretativa. Os primeiros resultados apontam dissonâncias entre a obra de Burchell e o corpus iconográfico dos demais viajantes: Burchell apercebe-se da unidade arquitetônica colonial; porém, acura o olhar e distingue outras influências em nossa arquitetura, (como a herança indígena) e avança acima da homogeneização tão recorrente na historiografia do tema. Os arraiais e vilas do Brasil são por vezes apresentados em intenso movimento, em contraponto aos discursos dos viajantes que os percorreram, demonstrando que o olhar de Burchell vai se adequando e aprendendo sobre o Brasil a medida que segue viagem.

Palavras chave: Representações - Viajantes - iconografia
Acesso completo em:
http://monografias.ufrn.br:8080/jspui/handle/123456789/823