JULIANELLI, Anna Rachel Baracho E. Henrique Novaes: Técnica, território e cidade em uma trajetória profissional Brasil, primeira metade do século XX. 2011. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - DARQ/UFRN. Natal, 2011. Orientador: Angela Lúcia Ferreira

Período: 2011
Resumo:

A trajetória profissional do engenheiro civil Henrique de Novaes, uma figura de relevância no meio acadêmico, técnico e político, demonstra sua extensa e relevante atuação pelo Brasil, na primeira metade do século XX. Abrangeu desde a concepção de redes de abastecimento d?água, de esgoto e de transporte ferroviário e rodoviário; obras contra as secas no Nordeste, hidroelétricas e portuárias à elaboração de planos de urbanização e de projetos arquitetônicos, o que evidencia uma produção sistematizada e múltipla. A cidade e o território conformaram-se, pois, como seus campos de verificação, de prática e, sobretudo, de transformação. A procura pela compreensão da inserção de um ator social nesse processo concorre, assim, para a análise específica da atuação de Henrique de Novaes, formado pela Escola Politécnica do Rio de Janeiro em 1906. A partir de uma atividade polimorfa, em distintas escalas, tenta-se responder de que forma, por meio de uma formação ou de uma prática profissional, pode-se contar ou construir a história urbana brasileira. A introdução de inovações tecnológicas combinou-se às finalidades de ordenamento e de expansão urbana, bem como, respondeu aos objetivos de regulação e de institucionalização dos serviços de infraestrutura pública à época. Os planos de conjunto propostos pelo engenheiro pensaram a cidade como um todo interligado às redes estruturais. Ao mesmo tempo em que, em sua trajetória, o conhecimento de uma escala física mais ampla ? o território ? se rebate no urbano em uma relação de reciprocidade e de complementação. A pesquisa objetiva, portanto, entender o papel da formação e da obra de Henrique de Novaes na concretização de ações sistematizadas de modernização do espaço urbano e territorial brasileiro, recuperando um sujeito histórico pouco conhecido pela historiografia corrente. Propõe-se, como eixo metodológico, que o estudo desse percurso profissional configura-se elemento essencial para a compreensão dos ideários de progresso materializados nos estudos técnicos e nas propostas de melhorias e de saneamento, em âmbito nacional, na primeira metade do século XX. As fontes primárias utilizadas para a construção dessa análise foram artigos de revistas técnicas do período (Clube de Engenharia, Viação e Revista Brasileira de Engenharia), pareceres e relatórios técnicos, mensagens de governo, artigos de jornais publicados à época, relatos autobiográficos e comunicações verbais com familiares do engenheiro. O trabalho está estruturado em três capítulos: ?Traços biográficos, formação profissional e atuação ?técnico-política?? ilustra a iniciação no meio técnico, público e político; o Capítulo 2 ?Técnica e território? esboça a sua compreensão de rede por meio dos serviços de saneamento e de transportes; já o Capítulo 3 ?Técnica e Cidade? aborda a influência do saber politécnico nas proposições de modernização das cidades; e, por último,?Considerações Finais: um balanço?, traça um panorama das filiações e da prática do engenheiro, nas distintas escalas, e sua contribuição para o processo de modernização do espaço urbano e territorial brasileiro. 

Trabalho completo em:

https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/12372