2014-2018 - Saberes e ações: Matrizes de pensamento, debates e intervenções técnicas no território e na cidade. Profa. Dra. Angela Lúcia Ferreira - (CNPq-PQ 2014 e PVG14565-2017)

Coordenação: Profa. Dra. Angela Lúcia Ferreira
Componentes: Ana Lígia Pessoa Sampaio, Anna Rachel Baracho Eduardo Julianelli, Adriano Wagner da Silva, Antonio Carlos Leite Barbosa, Adielson Pereira da Silva, George Alexandre Ferreira Dantas, Paulo José Lisboa Nobre, Helio Takashi Maciel de Farias, Yuri Simonini Souza, Gabriel Leopoldino Paulo de Medeiros
Período: 2014-2018
Resumo:

As pesquisas, que vem se desdobrando em novos projetos, tem proporcionado revelações sobre os profissionais técnicos que fomentaram debates e sustentaram as propostas e ações políticas e econômicas que implicaram na reconfiguração territorial/regional, no espaço intra-urbano e na própria arquitetura, em diferentes contextos históricos. Tais considerações levaram a opção neste momento, relacionando estas análises, de trabalhar diferentes vertentes que se completam sob um temário comum: os saberes e as ações dos profissionais/técnicos. As abordagens contempladas abrangem recortes espaciais e temporais que vão do local ao regional, do final do século XIX à década de 1930. A perspectiva atende a temática do conhecimento técnico em um sentido mais amplo, contemplando os profissionais e o estudo dos projetos e das reconfigurações urbanas e territoriais na região Nordeste do Brasil durante o período da década 1870 à de 1930. Pretende-se discutir o papel da formação, dos debates e das ações desses profissionais e suas estratégias no processo de modernizaçao da cidade e do território, do final do século XIX à primeira metade do XX. Pate-se da sistematização e análise das informações contidas nos Bancos de Dados e acervos do HCUrb, buscando, também, novas fontes de pesquisa. Se enfatiza o levantamento e a análise da interlocução promovida pelos debates entre os profissionais/técnicos, da concretude de suas ações, das representações imagéticas e iconográficas, que envolveram uma cultura técnica e que contribuíram para a constituição - formal e representativa - do Nordeste, tendo como foco norteador do processo o entendimento das implicações geradas pela implantação de um suporte material e da configuração do território. Assim, espera-se contribuir para um conjunto de reflexoes sobre o tema, alargando e aprofundando as bases documentais e as possibilidades analíticas dentro dos campos da História Urbana, Urbanística e do Planejamento Urbano e Regional no Brasil.