2013 - 2017 - Circulação de ideias: os IAPs na introdução de inovações na arquitetura e no urbanismo em Natal (décadas de 1940 a 1960). Profa. Angela Lúcia Ferreira. (PVG9895-2013)

Coordenação: Profa. Dra. Angela Lúcia Ferreira
Componentes: Pesquisadores: George Alexandre Ferreira Dantas / Giovana Paiva de Oliveira / Caliane Christie Oliveira de Almeida Silva / Luiza Maria Medeiros de Lima / Tamms Maria da Conceição Morais / Frederico Augusto Luna Tavares. Alunos envolvidos: Graduação: 3 / Mestrado acadêmico: 1 / Doutorado: 2.
Período: 2013 - 2017
Resumo:

O projeto é um desdobramento de pesquisas desenvolvidas pelo HCURB no tema História da Habitação, iniciadas em 2005, que evidenciaram a relevância da ação dos Institutos de Aposentadorias e Pensões no campo da moradia em Natal. Pioneiros na implantação de uma política habitacional com abrangência nacional e destacados na historiografia pela apropriação e disseminação de princípios modernistas na arquitetura e no urbanismo, sua produção na capital potiguar fornece indicativos da diversidade de referências incorporadas à atuação desses órgãos, nas quais vincula-se tradição e modernidade. Para aprofundar o estudo desse processo, objetiva-se compreender a participação dos atores, dos agentes e das condições socioculturais na circulação de ideias inovadoras no campo da arquitetura e urbanismo em Natal, entre 1940 e 1960. Pretende-se contribuir com a discussão sobre as transformações na configuração da residência na ?cidade moderna?, bem como para o registro da memória e para a construção da historiografia local. Tem-se os seguintes eixos de análise: 1) a instituição e a definição de inovações; 2) trajetórias profissionais e a apropriação/tradução das ideias; 3) Projetos e obras e a concretização dos princípios inovadores e 4) os usuários e as redefinições de formas e uso da moradia. As principais fontes primárias são as informações contidas no banco de dados Empreendimentos do HCUrb, documentos oficiais relativos aos IAPs, jornais e revistas da época, além de depoimentos orais registrados em formato audiovisual e levantamentos in loco.