Prof. Rubenilson é premiado no 4º Prêmio Pesquisador Destaque 2022/UFRN

| Prêmios
A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa (Propesq), divulgou o resultado da 4ª edição do Prêmio Pesquisador Destaque da UFRN 2022. Foram contemplados com a premiação os professores Luciano Rodrigues da Silva, da área de Ciências Exatas, da Terra e Engenharias; Eryvaldo Sócrates Tabosa do Egito, das Ciências da Vida; e Rubenilson Brazão Teixeira, das Ciências Humanas e Sociais, Letras e Artes.
Os avaliadores analisaram os memoriais e curriculum Lattes dos candidatos, levando em consideração os seguintes critérios: relevância e impacto das pesquisas desenvolvidas na área de atuação; formação de recursos humanos para a pesquisa (graduação e pós-graduação); e internacionalização.
Todos os premiados receberão auxílio no valor de R$ 5 mil, que poderão ser destinados a projetos, programas e redes de PDI; ações de divulgação científica e tecnológica para a realização de eventos científicos; participação de estudantes e de pesquisadores em eventos científicos; editoração de revistas científicas; atividades acadêmicas em programas de pós-graduação stricto sensu.
A pró-reitora adjunta de Pesquisa (Propesq), Elaine Gavioli, ressaltou que, nesta edição de 2022, o prêmio foi bem concorrido, com o registro de 19 candidaturas, todas de pesquisadores de renome na instituição. Diante disso, "o comitê avaliador externo, formado por pesquisadores de outras instituições de ensino do país, representantes das grandes áreas de Ciências Exatas, da Vida e Humanidades, apontou haver muita dificuldade em escolher os vencedores".
Elaine destaca que o prêmio é uma forma de reconhecer a trajetória científica de pesquisadores que contribuem para a projeção e o destaque que a UFRN tem no cenário nacional. Puderam concorrer docentes efetivos na UFRN, vinculados ao Programa de Professor Colaborador Voluntário (PPCV) ou visitantes contratados pela UFRN, de acordo com legislação específica.
Os pesquisadores premiados deverão participar na condição de conferencista do 33º Congresso de Iniciação Científica e Tecnológica da UFRN (eCICT 2022), que ocorre entre os dias 17 e 21 de outubro. A entrega da premiação vai acontecer na sexta-feira, 21 de outubro, último dia do eCICT, às 15h, no Auditório Professor Otto de Brito Guerra, na Reitoria da UFRN.

Perfil

Rubenilson Brazão Teixeira é professor titular da UFRN em Arquitetura e Urbanismo, atuando principalmente nas áreas de História da Arquitetura e Urbanismo, e Projeto e Habitação. Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela UFRN, possui mestrado em Minimum Cost Housing pela Mcgill University, de Montreal, Canadá (1990) e doutorado em Etudes Urbaines - Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales, de Paris, França, (2002). Atua como pesquisador bolsista do CNPq.

Link original da notícia