Integrantes do HCUrb participam do III Congreso de la Asociación Iberoamericana de Historia Urbana - Madri/Espanha

Daniel Moratori, | Participações em eventos

De 22 a 25 de novembro de 2022, pesquisadores de várias partes do mundo participam do III Congreso de la Asociación Iberoamericana de Historia Urbana - Repensar la ciudad iberoamericana. Construir el pasado y diseñar el futuro, que será realizado na Faculdade de Geografia e História, Universidad Complutense de Madrid/UCM - Madri, Espanha.

Integrantes do HCUrb e da Rede de Pesquisa História Urbana e do Território estão entre os participantes que irão comandar Mesas Temáticas, apresentar trabalhos e contribuir com as reflexões que serão realizadas ao longo do evento. No dia 22, será realizada a Mesa 22, intitulada Territórios "enfermos": saberes e práticas em construção e disputa. Essa será coordenada pela profa. Angela Lúcia de Araújo Ferreira, e é um dos produtos do Projeto de Pesquisa Territórios "enfermos": conflitos e soluções na relação técnica-natureza (1880 a 1940), da Rede de Pesquisa História Urbana e do Território. A rede é formada pelo Grupo de Pesquisa História da Cidade, do Território e do Urbanismo (HCUrb/UFRN), Grupo de Pesquisa em Urbanização, Políticas e Projetos Físico-Territoriais (GPUR/UFERSA), Grupo de Pesquisa Estudos Urbanos (GeUrb/UFPB), Historia Urbana, Población y Patrimonio (HUPyP/UPV) e Grupo de Estudios sobre Códigos y Planes Urbanos (GECyPU/UNMd).

Seis trabalhos compõem a Mesa 22:

Contra as águas: o projeto de saneamento dos engenheiros Saturnino de Brito e Lourenço Baêta Neves em Juiz de Fora/Brasil (1915)

Autor: Daniel de Almeida Moratori, doutorando PPGAU/UFRN.

Epidemias e espacialidades profiláticas - Natal/RN, séculos XIX-XX

Autores: Yuri Simonini, Centro Universitário do Rio Grande do Norte, Brasil; Angela Lúcia Ferreira, UFRN; Josué Basílio de Lima Junior, Graduando em Arquitetura e Urbanismo, UFRN.

A questão da habitação dos trabalhadores da seca no Oeste do Rio Grande do Norte, Brasil (1904-1932).

Autores: Gabriel Leopoldino Paulo de Medeiros, UFERSA; Isabelle Pereira Soares, Graduanda em Arq. e Urb, UFERSA.

Reformas, gestão e higiene da cidade: tentativas de ordenamento dos serviços e da expansão urbana (Natal, Brasil, nos anos 1940).

Autores: George Alexandre Ferreira Dantas, UFRN; Magnus Cunha Pellense, Natália Medeiros do Nascimento, Júlia Cláudia de Araújo Cadó - graduandos em Arq. e Urb. e pesquisadores de IC, UFRN.

1920-1940. La ciudad como organismo enfermo y el urbanismo: discursos, metáforas y propuestas.

Autor: Carlos Mazza, Profesor arquitecto, Universidad Nacional de Mar del Plata, Argentina.

Miséria, barbárie e trabalho: as transformações do território cearense na seca de 1877-1879

Autores: Doralice Sátyro Maia, UFPB, Igor Carlos Feitosa Alencar, Mestre, Doutorando USP.

Higienismo o construcción de ciudadania? Las alamedas de México en el siglo XIX

Autora: Eulalia Ribera Carbó, Instituto de Investigaciones Dr. José María Luis Mora.

Além desses, outros membros do HCUrb e da Rede de Pesquisa História Urbana e do Território coordenam Mesas Temáticas e apresentam trabalhos no evento. Segue abaixo a relação:

Coordenações de Mesa:

Mesa 44: Ciudad y ferrocarril: forma y estructura urbanas

Coordenadoras: Doralice Sátyro Maia ; UFPB; Luis Santos y Ganges, Universidad de Valladolid, Espanha.

Mesa 72: Cartografías de la desigualdad y de la segregación en la ciudad iberoamericana contemporânea

Coordenadores: José María Beascoechea Gangoiti UCM, Espanha; Rubén Pallol Trigueros, UCM, Espanha.

Trabalho apresentado na Mesa 44:

Historia urbano-ferroviaria en algunas ciudades medianas brasileñas: diversas situaciones-tipo del efecto urbanístico de la estación en su crecimiento y estructura urbana.

Autores: Doralice Sátyro Maia; UFPB; Luis Santos y Ganges, Universidad de Valladolid, Espanha.

Trabalho apresentado na Mesa 20:

Crônicas e sentidos da cidade: fontes literárias para a história urbana (Natal, 1940-1980)

Autores: George Alexandre Ferreira Dantas, UFRN; Natalia Melchuna Madruga, PPGAU/UFRN.

Trabalho apresentado na Mesa 65:

Bajo la amenaza del terror azul. Repercusiones, respuestas e iniciativas ante el desafío de la epidemia de cólera en el Bilbao finisecular (1885-1893)

Pedro A. Novo López, Universidad del País Vasco; Santiago de Miguel, UCM; Josu Hernando Pérez, Universidad del País Vasco.

Trabalho apresentado na Mesa 40:

Da terra, da água e do sal: o processo de estruturação territorial do oeste potiguar e a influência no desenvolvimento de suas cidades (1912-1951)

Autores: Gabriel Leopoldino Paulo de Medeiros,UFERSA; Tamms Conceição de Morais Campos, UFERSA.

Trabalhos apresentados na Mesa 72:

A espacialização das desigualdades socioespaciais na Área Metropolitana Funcional de Natal/Brasil

Autores: Tamms Conceição de Morais Campos, UFERSA; Almir Mariano de Sousa Junior, UFERSA; Daniela de Freitas Lima, UFERSA.

Grupos sociales, migración y vivienda en la raíz de la desigualdad urbana: Bilbao: 1900-1936

Autor: José María Beascoechea Gangoiti, Universidad del País Vasco.

Para mais informações dos conteúdos das Mesas Temáticas e dos trabalhos: