HCUrb presente no 5º Sem. Ibero-americano ArqDoc

Fred Luna, | Pesquisa

Professores, pesquisadores, representantes de instituições, estudantes de pós-graduação e distintos profissionais do Brasil, da América Latina e países da Península Ibérica estão reunidos a partir de hoje (24/10) em Belo Horizonte. É na capital mineira que acontece o 5º Seminário Ibero-americano de Arquitetura e Documentação, reunindo cerca de 300 participantes. O HCUrb tem marcado presença nas edições do evento, seja pelo envio de artigos ou apresentações orais. O professor Paulo Nobre está em BH e irá apresentar no dia 26 (quinta-feira), na Sessão 11, Eixo Temático 2 - Arquitetura e Documentação: a pesquisa na área da história da arquitetura e do urbanismo", com o trabalho "De Volta ao Passado: possibilidades da reconstituição virtual", escrito em parceria com o arquiteto Isaías Ribeiro (DEC/UFRN). 

Outra contribuição do Grupo é o trabalho enviado "Cidades Dissolutas: arquitetura, escombros e cultura urbana (1900-1920)", de autoria do prof. George Dantas e suas orientandas de doutoramente Rebeca Grilo e Gabriela Assunção, também no mesmo dia e Eixo Temático. A Sessão, entretanto, é a de número 5. De acordo com a organização, "a pesquisa na área da História da Arquitetura e do Urbanismo na América Latina tem passado por mudanças significativas nos últimos anos, refazendo-se versões tradicionais da historiografia dominante. 

A intensa revisão a que tem se submetido o passado da Arquitetura e a significativa ampliação vivida pelo campo da preservação do patrimônio a partir dos anos 1980 fez com que a disciplina da História da Arquitetura voltasse a ser colocada na ordem do dia". Nessa contemporaneidade, chama-se atenção para a interdisciplinaridade corrente entre diferentes áreas, nomeadamente às ciências da informação e computação, fatores de reverberação das informações e repercussões na internet. 

O 5º Seminário Ibero-americano de Arquitetura e Documentação prossegue até a próxima quinta-feira, 26 de outubro.