Banca de defesa de mestrado de Stephanie Macêdo Collares Moreira

Daniel Moratori, | Pesquisa


Convidamos a todos a participarem da banca da mestranda Stephanie Macêdo Collares Moreira (PPGAU/UFRN), que ocorrerá dia 05/03/2024, às 09h30 em ambiente virtual [Plataforma Meet].


Natal entre planos: das questões aos problemas urbanos na cidade de Natal entre os anos de 1967 a 1985 e seus desdobramentos contemporâneos

Autora: Stephanie Macêdo Collares MoreiraOrientador: George Alexandre Ferreira Dantas


Resumo:
Esta pesquisa se insere no contexto das transformações urbanas da cidade de Natal entre as décadas de 1960 e 1980, período este que podemos chamar de novo ciclo de urbanização das cidades brasileiras. Como objeto de estudo temos as questões urbanas da cidade e os conflitos socioculturais da época considerando como parâmetros de análise e marcos-temporais os estudos para o Plano Serete em 1968 e os planos diretores de 1974 e 1984, os quais são colocados aqui como uma síntese de questões mais gerais. Este trabalho, num esforço relacionado à história urbana, tem como foco então olhar para os planos diretores como a representação de um contexto de conflitos urbanos para além da lei em si. Dessa forma, o objetivo geral da pesquisa é analisar as questões urbanas durante o processo de planejamento de Natal entre os anos de 1967 e 1985 e os desdobramentos contemporâneos no que diz respeito à forma urbana como expressão dos acontecimentos da época. Para isso, a estrutura do trabalho passará desde identificar os eventos ocorridos no contexto de planejamento da cidade, tornando possível o entendimento das principais questões urbanas levantadas durante o processo, até entender a forma urbana como expressão da dimensão espaço-territorial provocada por esses eventos analisados. Para tal, foi necessário abarcar como revisão teórica questões relacionadas à produção das cidades brasileiras a partir dos planos urbanos, focando na abertura de um novo ciclo de urbanização a partir dos anos 1960, o qual irá adentrando gradativamente ao contexto local de Natal discutindo questões relacionadas ao progresso e necessidade de institucionalização do planejamento. Utilizando o conceito de eventos, apresentamos uma narrativa de acontecimentos entre os Planos Serete (1968) até o Plano Diretor de Natal de 1984 organizadas e contadas a partir de linhas temporais. Como procedimentos metodológicos foram feitas pesquisas bibliográficas e um aprofundamento de busca nominativa e filtrada na Hemeroteca Digital como fonte principal para encontrar periódicos de época, além de entrevistas a fim de se resgatar também uma história oral sobre as discussões deste planejamento. A última parte do trabalho traz uma ênfase visual das transformações da cidade, na tentativa de relacioná-la com as discussões históricas e de fechar uma abordagem que propõe entender a cidade como um constructo histórico-cultural-urbano de questões e conflitos que se constroem, reconstroem, renovam e materializando-se na forma urbana.


Membros da banca
Presidente -  GEORGE ALEXANDRE FERREIRA DANTAS
Interna -  RUTH MARIA DA COSTA ATAIDE
Externo à Instituição - RODRIGO SANTOS DE FARIA - UnB


Link para acesso:
https://meet.google.com/nrg-vniy-vdk