Açude Gargalheiras vira patrimônio histórico do Rio Grande do Norte

Daniel Moratori, | Pesquisa
G1

Parede do açude Gargalheiras, no Seridó potiguar. - Foto: Raiane Miranda/Governo do RN

Em 21 de janeiro de 2022, o Açude Marechal Dutra - conhecido por Açude Gargalheiras - em Acari/RN, foi reconhecido como patrimônio cultural, histórico, geográfico, paisagístico, ambiental e turístico do Rio Grande do Norte pela lei - nº 11.365, sancionada pela governadora Fátima Bezerra.

O projeto de lei que propôs a inclusão do reservatório na lista do patrimônio histórico foi do deputado estadual Coronel Azevedo (PL). O texto foi aprovado na Assembleia Legislativa no final do ano passado e sancionado pela governadora Fátima Bezerra (PT).

O Açude Gargalheiras é quarto maior reservatório do Rio Grande do Norte e construído na década de 1950 e inaugurado oficialmente no dia 27 de abril de 1959. A parede fica numa das "gargantas" do Rio Acauã, o que deu origem ao seu apelido.

O grupo HCUrb, ao trabalhar com o tema sobre as secas, tem diversos pesquisas que fazem referência ao Açude Gargalheiras. Dentre as várias publicações, destaca-se a dissertação de mestrado desenvolvida pelo historiador do HCUrb e professor Adriano Wagner da Silva, a qual leva o título de "Engenharia nos sertões nordestinos: o Gargalheiras, a Barragem Marechal Dutra e a comunidade de Acari, 1909-1958".

O livro publicado pelo grupo, intitulado "Contra as Secas", tem o capítulo "A construção do território das secas: as obras de açudagem (1877-1970)", de autoria do prof. Adriano, que contribui para a discussão acerca da construção de uma das obras de açudagem mais icônicas do sertão que localiza-se em Acari: o Açude Gargalheiras (Barragem Eurico Gaspar Dutra).

Uma outra contribuição que aborda o Gargalheiras é o artigo "A escola Pluvífera e as secas no Nordeste do Brasil: o caso do Gargalheiras (1877-1959)", de autoria dos professores Yuri Simonini, Adriano Silva e Angela Ferreira. Tal pesquisa aborda as discussões e as críticas gestadas no Instituto Politécnico sobre a seca de 1877 no Nordeste, e de forma específica, acerca da influência climática a partir da construção de grandes reservatórios tiveram grandes ressonâncias até a metade do século XX.

Link da notícia completa sobre o Gargalheiras: Portal G1