17º ENAMPUR acontece de 22 a 26/05 em São Paulo

Fred Luna, | Pesquisa

17º ENAMPUR acontece de 22 a 26/05 em São Paulo

Evento consolida-se como fórum para debates acerca dos estudos urbanos e regionais

"Desenvolvimento, crise e resistência: Quais os caminhos do Planejamento Urbano e Regional?". Este é o questionamento principal que norteará as discussões do XVII Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional - ENAMPUR. O evento ocorre em São Paulo, de 22 a 26 de maio (as Oficinas terão início dia 20).

De acordo com a divulgação do Encontro, "Este é um importante momento para se discutir a agenda pública nacional, regional e local, para o planejamento urbano e regional, mas também para se pensar em propostas, estratégias e, sobretudo, em mecanismos de resistências que fortaleçam a defesa da agenda pública. A sociedade brasileira clama por soluções concretas dos problemas e impasses urbanos e regionais, evitando o recuo da agenda de reformas urbanas e regionais".

O HCUrb vai estar presente com os trabalhos: "Análise da configuração da Região Metropolitana de Natal - RMN/Brasil a partir da localização dos empreendimentos do Programa Minha Casa Minha Vida - PMCMV", de Tamms Morais (Sessão Temática 01: Novas Dinâmicas de Estruturação Urbano-Regional), "Um botânico a favor da caatinga: o relatório 'Notas Botanicas' e a Inspetoria de Obras Contra as Secas - IOCS (Nordeste/Brasil, 1909-1910)", de Yuri Simonini, Angela Lúcia de Araújo Ferreira e Adielson Pereira da Silva (ST-7: Cidade e História). Também na mesma Sessão, os autores Antônio Carlos Leite Barbosa, Angela Lúcia de Araújo Ferreira e Ana Lígia Sampaio estão inscritos com o trabalho "A Produção do Urbano pela Igreja Católica e a Secularização da Cidade de Pau dos Ferros-RN". Na ST-5: Habitação e a Produção do Espaço Urbano e Regional, Giovana Paiva de Oliveira irá apresentar "A Cidade do Natal/RN (Brasil) na II Guerra Mundial. Outra contribuição é o artigo de Huda Andrade Silva de Lima, com "Incorporações Imobiliárias e seu Lucro Presumido: estudo sobre a lucratividade dos incorporadores atuantes em Natal/Brasil".