TEIXEIRA, Rubenilson Brazão ; FERREIRA, Angela Lúcia . Cidade e território: mudanças e permanências no papel funcional da cidade potiguar. Scripta Nova, Barcelona, v. 10, n. 218(16), p. 1-18, 2006.

Coordenação: Rubenilson Brazão Teixeira; Angela Lúcia Ferreira
Período: 2006
Resumo:

(Trabalho apresentado no VIII Coloquio Internacional de Geocrítica: Geografia Histórica e Historia del Territorio - México, 2006) 

No processo de ocupação do território e de transformação funcional por que passaram as aglomerações urbanas no Brasil pode-se destacar no estado do Rio Grande do Norte as cidades de Natal e Assu, que surgiram como cidades da conquista. Compreender o significado deste seu papel inicial e de sua inserção no território, na evolução e na transformação funcional até o processo de modernização no século XX é o objetivo deste estudo. Apresentamos, de forma mais enfática, um primeiro momento na história destas cidades por meio de três vieses intrínsecos: o territorial ? a dimensão física da conquista; o simbólico ? as cidades da ? conquista das almas? e o econômico? as cidades da conquista de? mercados?; aspectos que envolvem a conquista, a apropriação e a manutenção do uso deste território. Algumas questões relevantes que mostram as permanências e as transformações desta função primeira em direção à inserção dessas aglomerações no processo de modernização das cidades brasileiras compõem as considerações finais deste artigo. 

Texto completo disponível: Download
Link para o artigo:
 http://www.ub.edu/geocrit/sn/sn-218-16.htm