SIMONINI, Yuri. Ribeira, técnica versus natureza: transformações em prol de um projeto de modernização (1860-1932). 2009. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Natal, 2010. Orientador: Angela Lúcia Ferreira

Período: 2010
Resumo:

A necessidade de inserção da capital do Rio Grande do Norte no cenário comercial mundial e sua afirmação como sede do poder político, em fins do século XIX e início do XX, determinou o rumo das intervenções urbanas empreendidas, pela administração pública, para reestruturar a cidade. Nesse sentido, várias foram as ações de melhoramentos e de aformoseamentos em Natal, que tiveram, como ponto de partida, as obras de adequação do porto, localizado no bairro da Ribeira, com a finalidade de pôr fim ao isolamento físico que reforçava a sua estagnação econômica. Além dos problemas enfrentados para a abertura da barra do rio Potengi, e que complementaria as necessárias melhorias, outros entraves demonstrariam a tensão instaurada entre o meio físico-geográfico e o homem: o alagado e o elevado que ligava a Cidade Alta e Ribeira: os dois primeiros bairros da cidade. A execução dessas obras demandava conhecimento cujo domínio e aplicação cabia à engenharia. Mas, de que modo as ações realizadas pelos engenheiros, no sentido de transformar áreas naturais em espaços construídos, possibilitariam a conformação "intencional" do bairro da Ribeira num centro comercial e político-administrativo, entre meados do século XIX e início do XX- Compreender, portanto, os efeitos do emprego da técnica sobre o espaço físico-geográfico da Ribeira, constitui o objetivo deste trabalho que teve como ferramental teórico-metodológico a História Ambiental Urbana, ao analisar a relação entre o meio ambiente e o homem, mediada pelo conhecimento e emprego de tecnologias. Na pesquisa documental, utilizou-se, como fontes primárias, as Mensagens do Governo à Assembléia Provincial - posteriormente Assembléia Legislativa do Estado -, relatórios e artigos de publicações especializados, além dos periódicos locais. O trabalho estruturou-se em cinco capítulos. Primeiro tece-se comentários sobre a História Ambiental Urbana (capítulo 1) complementado, com a análise da construção conceitual da natureza na Era Contemporânea e sua aplicação na cidade (capítulo 02); os capítulos seguintes (03 e 04) versam sobre a ascensão dos engenheiros, como grupo atuante nos quadros administrativos brasileiros e a visão da categoria sobre a natureza dentro do meio urbano e estuda-se a maneira como esses profissionais lidaram com as obras de melhoramento do porto e o seu embate com as forças naturais. As demais obras que complementariam esse ?projeto? de modernização e que tiveram ?obstáculos? naturais a serem removidos ? o alagado e o elevado  constituem a ótica do quinto capítulo. Por fim, são retomadas as discussões iniciais entorno da relação técnica e natureza, como elementos articuladores, dentro do processo de constituição de uma ?Moderna Natal?. 

Disponível no link:

https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/12354