MEDEIROS, Gabriel Leopoldino P. História de três cidades: Madri, Bílbao, Natal: as infraestruturas de transporte e o espaço urbano e regional (1875-1936), In: Seminário de História da Cidade e do Urbanismo, XIV, 2016. p. 333-345.

Resumo:

As redes de transporte público e privado são fatores decisivos na extensão e crescimento das cidades modernas e igualmente influem em sua morfologia e no desenvolvimento urbano. Dessa forma, as infraestruturas e os equipamentos e transporte disponíveis afetam a organização das atividades econômicas e sociais da urbes. Este texto, que tem por objetivo apresentar um trabalho conjunto de investigação, adotando uma perspectiva histórica e comparada, estuda a implantação, desenvolvimento e consolidação dos transportes urbanos nas cidades de Bílbao, Madri (Espanha) e Natal (Brasil), entre meados do séc. XIX e primeiro terço do XX. Analisamos, em primeiro lugar, as características e especificidades da cada uma das três cidades, vinculadas às distintas funções políticas e econômico-administrativa delas, assim como sua morfologia própria. Concomitantemente, abordamos as diferenças de escala, de tempo e de ritmo em que se desenvolvem. Finalmente, oferecemos alguns dos elementos que servirão de reflexão comparada a futuros estudos, como por exemplo, as transferências  tecnológicas no campo dos transportes urbanos e as diferenças entre a implantação da ferrovia e do bnode em relação as seu impacto no espaço urbano das três cidades. Planeja-se também a análise e comparação do grau de socialização dos bondes, a partir do exame das vantagens que ofereceu frente à ferrovia para a mobilidade em seu interior. Interessa-nos igualmente a questão de como as ferrovias, que no momento de sua implantação foram um elemento de modernidade e desenvolvimento, a partir dos anos 1930 se convertem em um fator que dificulta a expansão urbana.


Palavras-chave: Transporte urbano, linhas de bonde, ferrovias, trens, metrô, crescimento urbano.

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