BARRETTO, Diogo Cardoso. Arquitetura e projeto de Catalunha na transição entre os séculos XIX e XX: um olhar desde as discussões desenvolvidas no Ateneu Barcelonês. 2017. Tese (Doutorado em Arquitetura) - Universitat Politècnica de Catalunya. Barcelona, 2017. Orientador: Antoni Ramon i Graells.

Período: 2017
Resumo:

Com a modernidade, a ideia de arquitetura como arte e gênero artístico autônomo é questionada por movimentos como o Arts-and-Crafts, o Pré-Rafaelismo e as manifestações artístico-decorativas como o Art-Nouveau Franco-Belga, a Sessezion Austríaca, o Jungendstill Alemão e o Modernisme Catalão, influenciados por conceitos como a Obra de Arte Total Wagneriana e pela crítica de personagens como Hegel. Foi na revolução científica que tomou forma a partir da baixa Idade Média que a escultura e construção se separaram como fenômeno Mais tarde, com o nascimento da crítica de arte moderna, especialmente com a ideia de autonomia das diferentes expressões artísticas de Lessing, no século XVIII, e a estética dos gêneros autônomos de Hegel, no século XIX, formaliza-se a ideia da produção artística de gêneros autônomos. Complementariamente a esse processo, ocorre um afastamento entre a arte e a sociedade, em direção a uma arte purovisualista e Art-pour-I? art. O objetivo dessa pequisa é compreender a crítica produzida na Europa Fin-de-Siècle à autonomia social da arte e dos gêneros artísticos, especialmente no caso catalão, e a relação entre a arte e a arquitetura como objeto específico de investigação. A eleição dessa instituição se deve ao fato de que era um centro de reunião entre a intelectualidade e burguesia catalã durante a transição entre os séculos XIX e XX, e de que contava entre seus membros ativos com arquitetos tão importantes como Lluis Domèneche i Montaner, Josep Puig i Cadalfach ou Antoni Gaudi, levando a cabo discusões variadas que incluíam o objeto teórico dessa tese.  O método utilizado foi o de revisar as discussões realizadas dentro do ambiente institucional ateneístico por parte de personalidades ligadas direta ou indiretamente ao mundo da arte e da arquitetura, analisando-as sob a perspectiva da integração arte-sociedade à luz dos conceitos de Engenharia Social na obra de Karl Popper, Tradições Inventadas na obra de Eric Hobsbawm e as críticas desses fenômenos levadas a cabo no ambiente catalão por teóricos como Manuel Delgado ou Llorenç Prats.

Link para acesso:

http://www.tdx.cat/handle/10803/457561