AZEVEDO, Diego Barreto. Fluxos em transformação: as disputas pelos caminhos dos ônibus nas redes de circulação de Natal/RN (décadas de 1950 e 1960). 2020. 232f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020. Orientadora: Angela Lúcia Ferreira

Resumo:

A cidade de Natal/RN esteve inserida no contexto de intensificação das políticas nacionais de transportes a partir de meados do Século XX que priorizaram os veículos motorizados para a circulação no território. Na primeira metade do século, a cidade cresceu em conjunto com as redes férreas, o que conformou determinadas relações de poder de agentes urbanos tradicionais sobre eixos de circulação e centros priorizados. Já em meados do século, os ônibus se consolidaram como principal modal de transporte coletivo para circulação de pessoas na cidade. Tratava-se de uma nova forma de circulação mais flexível para modificar itinerários, origens e destinos. Diante da possibilidade tecnológica de transformação de fluxos, já havia, portanto, uma cidade com organização espacial, política e social instituída. Por esta razão, se questiona: Como a organização da cidade, principalmente, em seus aspectos espaciais e políticos, influenciou na expansão e conformação das redes de ônibus entre 1950 e 1960? Ao considerar que, a exemplo de outros centros, as linhas de ônibus se expandiram para espaços consolidados econômica e politicamente e que, deste modo, os fluxos da cidade são fruto da ordem social e econômica que a compõe, infere-se que os trajetos e conexões dos transportes coletivos motorizados em Natal materializaram a concentração de fluxos em centros de predominância comercial e de serviço anteriormente estabelecidos. Além disso, a implementação de um modal mais flexível e com presença de mais promotores de sua criação e manutenção, fez emergir novos grupos sociais e articulações políticas pela transformação destas redes. No contexto de desenvolvimento das redes técnicas, das mudanças e disputas pelo espaço e articulações políticas a partir da inserção do ônibus como transporte coletivo na cidade de Natal, se busca compreender o papel da estrutura socioespacial da cidade na implementação e desenvolvimento de novos sistemas de transportes coletivos. Para tal se fez uso de fontes de jornais e documentos legislativos, analisando as articulações de atores e agentes urbanos sobre a conformação das redes de circulação, para identificar os argumentos e discursos políticos que influenciaram nestas atuações, no aspecto espacial e na materialização da própria rede no espaço. Neste processo, o Estado aparece como articulador, mediador de tensões sociais e elaborador dos itinerários de transporte ao mesmo tempo que agentes privados tencionaram a disputa destas redes e estas disputas consolidaram determinados espaços na cidade.

Texto completo disponível: Download

https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/30249