Praça Professor Paulo Nobre é inaugurada na UFRN

Daniel Moratori, CAU/RN, | Universidade
CAU/RN

Abaixo segue a reprodução da notícia publicada no site do CAU/RN:

Numa cerimônia cheia de emoção foi inaugurada na sexta-feira, 10 de novembro, a Praça que leva o nome do professor Paulo Nobre, que faleceu em julho deste ano. Muitos colegas de profissão, professores, alunos participaram da homenagem. Algumas autoridades representativas também estiveram na ocasião e falaram sobre Paulo com muito sentimento. Representando o reitor da UFRN, José Daniel Diniz Melo, o pró-reitor de planejamento, Luiz Alessandro Pinheiro da Câmara de Queiroz, lembrou do professor Paulo, como colega do curso de arquitetura, da sua leveza e alegria. A diretora do Centro de Tecnologia, Carla Wilza Souza de Paula Maitelli, compartilhou da sua convivência com Paulo e a importância do espaço. Participaram da homenagem o chefe do Departamento de Arquitetura, Hélio Takashi Maciel e a coordenadora do curso de AU, Amíria Bezerra Brasil.

A conselheira, Cíntia Camila Viegas, representou o CAU/RN na inauguração mencionou a alegria e satisfação do Conselho em presentear com a placa da praça Professor Paulo Nobre. A placa também marca a homenagem do CAU/RN aos 50 anos do curso de Arquitetura e Urbanismo, da UFRN. "Além de um espaço de convivência, a praça será um espaço pedagógico, sendo parte dele idealizado pelo próprio professor Paulo em algumas atividades docentes com os próprios alunos", citou Cíntia.

pn

A conselheira, Eunádia Cavalcante, em sua gestão como chefe do departamento de AU, sugeriu que o espaço tivesse o nome do professor Paulo Nobre. "Ele resseguinificou muitos espaços que estão entre o "galinheiro" e o NEAU - Núcleo de Estudos em Arquitetura e Urbanismo. Muito do verde que vemos por aqui (no entorno dos prédios do curso), fomos buscar da vegetação da paisagem tão presente na pessoa do Paulo. Que essa praça seja apropriada por todos, sempre com a lembrança do nosso querido amigo e professor, Paulo Nobre", finalizou Eunádia.

A família de Paulo esteve na inauguração e seu irmão, Maurício Nobre, disse: "só depois que Paulo se foi, que eu percebi o quanto que ele escolheu uma profissão que tinha tudo a ver com a história dele. O amor dele por Natal, pelos espaços públicos, pelas praças, foi um reflexo da história dele, ele sempre esteve aqui (UFRN) de corpo e alma e acredito que continuará. Nosso pai era agrônomo e sempre nos trouxe para esse espaço, dos jardins.  Quando a gente era criança morávamos em casa com jardim e papai sempre chamava eu e Paulo para mexer na terra, plantar. Ali, recebemos as primeiras aulas de biologia, jardinagem, isso marcou muito Paulo para o lado do paisagismo. Então, ter o nome dele numa praça tem tudo a ver com ele, porque ele sempre falou que as praças são lugares públicos, de convivência, que todos têm direito de usufruir. Hoje é um dia de imensa alegria pra família pelo reconhecimento que a Universidade faz pelo trabalho e dedicação dele. Essa Instituição que ele tanto amou e dedicou a vida inteira, onde ele estudou, trabalhou, foi professor, se dedicou de corpo e alma. Nosso sentimento é de gratidão", externou Maurício.

Todos que tiveram oportunidade de falar e homenagear Paulo, ressaltaram o amor que ele tinha pela UFRN, pela Arquitetura e principalmente pelo paisagismo.

Paulo Nobre, presente!

Fonte do texto e fotografias: https://www.caurn.gov.br/?p=22213