Pesquisadores do HCUrb contribuem nos livros fruto do 16º SHCU

Daniel Moratori, | Pesquisa

Os pesquisadores do HCUrb  Angela Lúcia de Araújo Ferreira, Luiza Maria Medeiros de Lima, Yuri Simonini e Anna Rachel Baracho Eduardo Julianelli tiveram capítulos publicados nos dois tomos do livro Cidade, Urbanismo e História, fruto do 16º Seminário de História da Cidade e do Urbanismo (SHCU), que ocorreu em 2021.


SHCU e habitação social: veredas de um debate

Autores: Angela Lúcia de Araújo Ferreira, Luiza Maria Medeiros de Lima, Yuri Simonini


Tratados Médicos e Espaço Geográfico

Autoras: Anna Rachel Baracho Eduardo Julianelli e Angela Lúcia de Araújo Ferreira,


O primeiro tomo da Coleção apresenta em quatro eixos (atualizações, balanços, indícios e itinerários) contribuições de intelectuais que são parte fundamental da história dos 30 anos de realização dos Seminários de História da Cidade e do Urbanismo no Brasil (SHCU), bem como atualizações propostas por jovens pesquisadores(as) relativas à série de lacunas e temas emergentes como possibilidade de revisão desse campo disciplinar. O tomo reúne a produção do 16º SHCU, com tema geral "Atualização Crítica", e das atividades online pré-seminários realizadas em 2020: uma disciplina oferecida no semestre suplementar da Universidade Federal da Bahia (UFBA), um webnário, a pesquisa História Intelectual dos Seminários de História da Cidade e do Urbanismo e a realização do documentário "Entretempos: o chamado da Bahia".


O segundo tomo da Coleção "Cidade, urbanismo, história. 30 anos de Seminários de História da Cidade e do Urbanismo", traz 16 textos apresentados no 16º SHCU, com tema geral "Atualização Crítica", selecionados pelas suas temáticas abordadas e, também, por se constituírem em potentes contribuições para o campo, com possibilidades de ampliação, atualização e revisão crítica de questões, temas, metodologias e formas de escrita da história. Os textos foram organizados em quatro eixos: Historiografia e Pensamento Urbanístico; História, Urbanismo e outros campos do conhecimento sobre as cidades; Escritas da História Urbana; e Cidades, Memórias e Arquivos.


Links para compra: