Pesquisadores do HCUrb contribuem no livro "Experiências urbanísticas no Brasil contemporâneo: planejamento e projeto em diferentes escalas"

Daniel Moratori, | Pesquisa

Os pesquisadores do HCUrb George Dantas (UFRN), Tamms Campos (UFERSA), Gabriel Leopoldino (UFERSA), além do professor  Alexsandro Ferreira Cardoso da Silva (UFRN) participaram do livro "Experiências urbanísticas no Brasil contemporâneo: planejamento e projeto em diferentes escalas".

Experiências Urbanísticas no Brasil Contemporâneo é resultado de trabalho coletivo da rede de pesquisadoras e pesquisadores Laboratório de Experiências Urbanísticas (LEU) e tem por objetivo discutir a experimentação técnica, política e reflexiva de planos e projetos. No livro, são apresentadas nove experiências desenvolvidas por oito universidades públicas em doze municípios distribuídos em todas as cinco macrorregiões do país. O conteúdo está organizado em três seções de modo a proporcionar leituras independentes de cada uma delas. Na Seção 1, o leitor poderá conhecer detalhes de cada uma das nove experiências por meio de fichas técnicas; na Seção 2, são apresentados seis capítulos que problematizam os principais temas comuns a cada uma das experiências; e na Seção 3, encontram-se diálogos críticos com pensadores, pesquisadores, gestores e acadêmicos que trazem importantes dados e conclusões sobre políticas públicas urbanas e regionais, nacionais e internacionais. A finalidade é proporcionar uma leitura cujo percurso seja definido pelos próprios interesses do leitor, dada a diversidade de assuntos decorrente da dimensão continental brasileira.



Contribuições:


Natal entre planos: reestruturação dos marcos de planejamento urbano (1967-1984)
Alexsandro Ferreira Cardoso da Silva e George Alexandre Ferreira Dantas (UFRN)

Experiências urbanísticas relacionadas ao uso e ordenamento dos espaços públicos na cidade de Pau dos Ferros - Microrregião do Alto Oeste Potiguar (2018-2020)
Gabriel Leopoldino Paulo de Medeiros e Tamms Maria da Conceição Morais Campos (UFERSA)

Críticas e desafios no desenho urbano e centralidades das cidades brasileiras na contemporaneidade
Gabriel Leopoldino Paulo de Medeiros e Tamms Maria da Conceição Morais Campos (UFERSA)

Instrumentos e sistemas de gestão
George Alexandre Ferreira Dantas e Alexsandro Ferreira Cardoso da Silva