Exposição de 20 anos do grupo HCUrb "Vibrantes Caminhos: ideais modernos para a cidade do Natal"

Daniel Moratori, | Eventos HCUrb

O grupo de Pesquisa História da Cidade, do Território e do Urbanismo (HCUrb), do Departamento de Arquitetura da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, tem a satisfação de convidar a todas e todos para a exposição Vibrantes Caminhos: ideais modernos para a cidade do Natal, que está no Museu Câmara Cascudo.

A exposição apresenta uma trajetória pela História de Natal, vista pelo olhar de um grupo de pesquisadores (da geografia, da história, da comunicação e da arquitetura e urbanismo) que há mais de vinte anos vem se dedicando a estudar não somente o processo de modernização da cidade,  mas também sua origem e sua formação inicial. Esses estudos contemplam também as relações com o território do Rio Grande do Norte, do Nordeste e mesmo do Brasil e do mundo, em busca da compreensão dos contextos e escalas em que a construção de Natal se assenta.

Assim, da fundação da cidade, em 1599, ao início da década de 1960, mas também apontando o legado deixado ou desaparecido nos dias atuais, será um passeio pelos diversos momentos da história da nossa cidade com base nas investigações do grupo de pesquisa HCUrb/DARQ.

A narrativa está estruturada a partir de sete (07) setores que representam períodos cujas acontecimentos, perspectivas e ações sobre a cidade se inter-relacionam e unificam dando certas características peculiares no processo de constituição da cidade. Desse modo, se estabelecem os momentos que foram identificados e contam o desenrolar da sua história, cujo espaço de hoje expõe o seu passado tanto nas presenças quanto nas ausências dos registros de sua memória. Estes são os temas e sequencias dos setores:

A gênese da Cidade: Natal Surge...

...et Ambula: crescer e conectar

Luzes, bondes e mazelas

Natal planejada: imaginários e infraestrutura da cidade

Natal na Guerra

Natal se movimenta

A Cidade do passado na Cidade do presente

site hcurb 21

O conteúdo desses momentos expressa ainda a maneira como cada grupo de pesquisadores construiu sua abordagem e narrativa sobre o material compulsado pelo HCUrb. São entrevistas, filmagens, imagens, documentos, dados e informações coletadas em diferentes fontes e acervos, que alicerçaram a realização de diversas produções cientificas. Essas estão mencionadas, quando necessário, ao longo da exposição nas referencias exposta nos painéis, setor ou nos QR Codes. O início de cada setor disporá de um texto resumido, impresso em A4 e plastificado, com conteúdo que envolve o momento mostrado. Destarte, o visitante individualmente poderá ter acesso às informações gerais que fundamentam os painéis. A exposição começa com um pôster com seu titulo e uma frase introdutória e termina com a ficha técnica, agradecimento e uma listagem de livros e trabalhos mais importantes do HCUrb que motivaram seu conteúdo. Tais dados estão descritos ou em QR Codes.

site hcurb 31

Este evento faz parte da proposta aprovada e registrada na PROEX sob título 20 anos de HCUrb: expondo a memória de um grupo de pesquisa. Atende ao Edital de Seleção Pública para Apoio de Projetos de Extensão nas Áreas de Memória, Museologia, Patrimônio e Documentação (ano 2019). Constitui uma atividade da programação iniciadas em 2018, para comemorar as duas décadas de atividade do HCUrb.

Site: http://hcurb.ct.ufrn.br

Local: Museu Câmara Cascudo, Av. Hermes da Fonseca, 1298, Tirol,Natal.

Horário de funcionamento: Terça a sexta, das 9h às 17h; Sábado, das 13h às 17h.

Atualizações

Jornal Tribuna do Norte
A exposição teve repercussão na mídia local, se destacando pela matéria no jornal Tribuna do Norte em sua edição diária, que pode ser acessada pelo link:
Reportagem: Marcos de uma cidade em movimento

Portal de notícia da UFRN
A UFRN divulgou a mostra pelo seu site principal:
Reportagem: Vibrantes Caminhos

TVU/RN
No dia 05/12/2019, por meio da emissora de televisão TVU/RN, no seu quadro Por Dentro do Campus,  foi ao ar uma entrevista com membros do grupo no Museu Câmara Cascudo, apresentando e convidando o público para comparecer à exposição. A entrevista pode ser vista pelo link abaixo, a partir dos 2:50 minutos.
Entrevista TVU/RN