Antonio Carlos Leite Barbosa é aprovado na defesa de tese (PPGAU/UFRN)

Daniel Moratori , | Pesquisa

É com grande alegria que informamos que Antonio Carlos Leite Barbosa foi aprovado na defesa de sua tese intitulada "Os donos da terra urbana no Sertão: Estudo da estrutura fundiária e da produção do espaço urbano nas terras da Igreja Católica em Pau dos Ferros/RN". A pesquisa foi orientada pela Professora Angela Lucia De Araújo Ferreira. A tese foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

A pesquisa analisou a estrutura fundiária urbana de Pau dos Ferros, com foco na influência histórica da Igreja Católica na conformação da cidade. O estudo abordou desde as doações de terras à paróquia até as relações entre os agentes produtores do espaço urbano ao longo do século XX. A pesquisa destacou como a paróquia cedeu e comercializou gradualmente suas terras, influenciando a expansão urbana e a formação dos bairros centrais da cidade.

Membros da Banca:
Presidente: Angela Lucia De Araujo Ferreira
Interno: George Alexandre Ferreira Dantas
Externo à Instituição: Emanuel Freitas da Silva (UECE)
Externo à Instituição: Flávio José Rodrigues de Castro
Externa à Instituição: Tamms Maria da Conceição Morais Campos (UFERSA)


Imagem_Publicação Defesa_5

O trabalho de Antonio contribui significativamente para o conhecimento sobre a estrutura fundiária e a produção do espaço urbano em Pau dos Ferros. Desejamos a ele todo o sucesso em sua carreira acadêmica e futuras pesquisas.
Parabéns por essa conquista Antonio!