50 anos do Curso de Arquitetura da UFRN são celebrados com solenidade na Câmara Municipal de Natal

Daniel Moratori, | Eventos HCUrb

A Câmara Municipal de Natal prestou homenagem ao Curso de Arquitetura da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, que completou 50 anos desde sua criação. Em uma sessão solene realizada na noite de quarta-feira, 13 de dezembro de 2023, destacou-se a relevância dessa instituição para o progresso da capital potiguar.  A iniciativa do evento partiu da vereadora Brisa Bracchi (PT), e contou com a participação de dirigentes, professores e estudantes do referido curso.
Fundado em 1973, o Curso de Arquitetura da UFRN teve seu início em 1974, com a realização do primeiro vestibular. Quatro anos mais tarde, em 1977, ocorreu o desmembramento do Departamento de Engenharia Civil, sendo incorporado ao recém-criado Departamento de Arquitetura, integrando-se à estrutura administrativa do Centro de Tecnologia. Em 28 de fevereiro de 1979, o Curso recebeu o reconhecimento do Ministério da Educação, através do Decreto-Lei nº 83208. Os grupos de pesquisas do DARQ/UFRN foram homenageados, inclusive o Grupo de Pesquisa História da Cidade, do Território e do Urbanismo (HCUrb).

0544a48a5274c6b9e3a0c6fc615b9ade

O HCUrb, estudando temas acerca da arquitetura e urbanismo numa perspectiva histórica, focando relações e processos que implicam a transformação das dimensões material, sociocultural e ambiental da cidade e do território, foi fundamental para a consolidação institucional dessa área de estudo dentro do Departamento de Arquitetura da UFRN e, consequentemente, para a estruturação da linha de pesquisa homônima no Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (PPGAU/UFRN). Na solenidade, seus membros estiveram presentes:

A profa. Angela Lúcia, como coordenadora do HCUrb, representou o grupo;
O prof. Hélio Takashi, como representante do DARQ/UFRN;
O prof. George Dantas, vice coordenador do HCUrb, representou o Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (PPGAU/UFRN);
O prof. Rubenilson Teixeira representou o MUSA (Base de Pesquisa Morfologia e Usos de Arquitetura).

A sessão solene pode ser conferida no Youtube, no link abaixo:

Matéria na Câmara Municipal de Natal:

As imagens são creditadas a reportagem da Câmara.