"Territórios Enfermos": um projeto da Rede de Pesquisa "História Urbana e do Território"

Daniel Moratori, | Pesquisa

O entendimento das dinâmicas e proporções da disseminação do novo Coronavírus permite equiparar cenários em diversas escalas, traçando panoramas futuros a partir de dados pretéritos e reforçando a estreita relação cidade-território e saúde pública. Os surtos, epidemias e pandemias são comuns na história e acabam se repetindo ao longo do tempo. As cidades ocidentais, com maior ênfase, desde fins do século XIX tiveram de confrontar problemas ambientais e de insalubridade, em que preceitos médicos higienistas fundamentaram estudos e intervenções urbanas e territoriais, concretizadas, principalmente pelos engenheiros sanitaristas até a metade do século XX. 
O Grupo de Pesquisa História da Cidade, do Território e do Urbanismo (HCUrb) iniciou suas atividades em 1998, justamente com a inquietação gerada por tais questões e temas, cujos desdobramentos apontaram para a problemática da territorialização e a construção de conhecimentos e formação de profissionais para solucionar os impasses na relação técnica-natureza. Destarte, a proposta ora apresentada, se delineia no esforço para entender o emprego, tensões e desdobramentos do saber técnico-científico sobre o meio natural e construído nos debates, estudos, ações de enfrentamento às adversidades ambientais, às insalubridades e às enfermidades e suas relações com as cidades, o território e as condições de vida no final do século XIX e primeiras décadas do século XX. 
Com a bagagem construída ao longo de seus 22 anos, o HCUrb traz à tona a discussão do problema contemporâneo, acreditando que entendê-lo pressupõe a compreensão, numa perspectiva histórica, dos processos sociais e das formas espaciais. O estudo apresenta uma abordagem transdisciplinar, mas também transnacional, estendendo a análise, antes focada na cidade para o âmbito territorial e para a relação entre cidades nas diferentes redes urbanas, num estudo que interconecta Brasil, Argentina e Espanha. A relação entre território, urbano, condições de vida, emergência de focos epidêmicos, situação de insalubridade e a busca por soluções na esfera de obras, normativas, planos e criação de espaços saudáveis em contraposição à cidade "enferma" são temas concernentes. 
O HCUrb e demais grupos que compõem a recém criada Rede de Pesquisa "História Urbana e do Território", envolvidos nessa proposta - Grupo de Pesquisa em Urbanização, Políticas e Projetos Físico-Territoriais (GPUR/UFERSA), Grupo de Pesquisa Estudos Urbanos (GeUrb/UFPB), Historia Urbana, Población y Patrimonio (HUPyP/UPV) e Grupo de Estudios sobre Códigos y Planes Urbanos (GECyPU/UNMd) -, se debruçam sobre os temas pertinentes correlatos, desenvolvendo projetos específicos dentro dos seguintes eixos de pesquisa: 
1) Higienização das moradias, modos de morar e posturas municipais e Códigos de obra; 
2) Circulação de pessoas e de mercadorias e disseminação de enfermidades e de epidemias; 
3) Irregularidades pluviométricas e soluções técnicas na cidade e no campo;
4) Cidades insalubres, lugares saudáveis e planos urbanos, intervenções urbanísticas e territoriais; 
5) Densidade populacional, relações de trabalho e condições de vida. 
Tais vertentes foram delineadas a partir das perspectivas de caminhos de análises exemplificadas na Geografia Histórica, História Ambiental, Historia Urbana e História da Cartografia. Essa interlocução atenta para o caráter transdisciplinar do problema em estudo, permitindo assim construir um ferramental teórico-metodológico que possibilite estudar as nuances da relação homem e natureza.


Abaixo seguem alguns links de vídeos e publicações que tratam da relação cidade e pandemias:

Espaço urbano em tempos de pandemia - Prof. Frederico Holanda

¿Casas y escuelas anticovid? Cómo la arquitectura pospandemia ha moldeado siempre nuestras ciudades


Últimas notícias