Resenha do livro "Contra as secas" na Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais (RBEUR)

Daniel Moratori, | Pesquisa

No último volume da Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais (RBEUR - volume 23) foi publicada uma resenha do livro "Contra as secas: técnica, natureza e território", obra essa que é fruto de mais de 10 anos de trabalho em torno de um dos principais eixos de pesquisa do HCUrb, cruzando os campos temáticos da história urbana, do urbanismo, da arquitetura e a problemática das secas no Brasil.

A resenha é intitulada "Contra as secas: estudos, planos e obras para o semiárido do Brasil", e foi redigida por Marcus Vinícius Dantas de Queiroz, professor do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Campina Grande/PB. Segue abaixo alguns da resenha:

"O repertório de assuntos transita por extensões espaciais que vão da macro à microescala, adentrando temas de interesse da história, geografia, ciências sociais, arquitetura, planejamento urbano e regional, cartografia, meio ambiente, engenharias".

"[...] a obra direciona os olhares para um viés ainda pouco investigado no meio acadêmico, especialmente no campo da arquitetura e urbanismo: a dimensão técnica das secas, ou a relação entre o problema da semiaridez e a formação de uma cultura técnica moderna no Brasil".

"[...] o livro Contra as secas:  técnica, natureza e território (2018) é referência importante para os estudiosos dos processos de modernização do Brasil, da temática das secas e de outros muitos assuntos relevantes tratados ao longo da obra".

Link para acesso:

https://rbeur.anpur.org.br/rbeur/article/view/6894/5402


Contra as secas: técnica, natureza e território