Participação de membros do HCUrb no II Seminário Nacional de História Social dos Sertões / IV Jornada de História dos Sertões - Caminhos e sertões: territórios e culturas

Daniel Moratori, | Participações em eventos

O II Seminário Nacional de História Social dos Sertões, realizado em conjunto com a IV Jornada de História dos Sertões - Caminhos e Sertões: territórios e culturas, realizou-se no dia 4 a 7 de maio no modo virtual. Em sua segunda edição, o evento foi  promovido pelo Mestrado em História dos Sertões (MHIST) do Centro de Ensino Superior do Seridó (Ceres/UFRN) e copromovido pelo Mestrado em Geografia do Ceres (GeoCeres), em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) de Caicó.

O seminário procurou proporcionar um compartilhamento de saberes acadêmicos sobre o domínio temático da História dos Sertões, com o comprometimento da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

WhatsApp Image 2021-05-24 at 10.55.54

Membros do HCUrb em partipação durante o seminário.

Foi apresentado o trabalho "Do sertão ao litoral: o algodão e a experiência institucional na integração territorial do semiárido norte-rio-grandense (1924-1942)", de autoria de Breno de Assis Araújo - Graduando em Geografia - UFRN e Angela Lúcia Ferreira - Professora da UFRN.

O pesquisador associado e prof. Yuri Simonini (UNI-RN) apresentou uma palestra na Mesa Temática 4 - História dos Sertões: instituições, natureza e trabalho, que teve como título "Nordeste: do desertão ao canteiro de obras (1877-1919)".