Participação de membros do HCUrb no 17º volume da Revista Registros.

Daniel Moratori, | Pesquisa

A coordenadora e o vice coordenador do HCUrb, Angela Lúcia de Araújo Ferreira e George Alexandre Dantas, em parceria com o consultor internacional Carlos Mazza (UNMDP/Argentina), foram os editores do mais recente volume da revista Registros, divulgado na última quarta-feira (30/06/2021). Este número da Registros, intitulado: "Ciudad de masas (1900-1950). Ocio, turismo, espacios sociais e infraestructuras", pretende investigar os processos e impactos da formação de uma sociedade de massas, sob diferentes contextos sociais, sobretudo, durante a primeira metade do século XX. 


Para além do trabalho editorial, outros integrantes do grupo do HCUrb também tiveram artigos publicados, sendo eles:


Labor e Ócio: melhoramentos portuários e espaços urbanos de sociabilização em Recife/Brasil (séculos XIX e XX) -  elaborado pelo pesquisador associado Yuri Simonini (UNI-RN) e por Angela Lúcia de Araújo Ferreira.


Deambular pelas cidades (em transformação) - realizado pela doutoranda Bárbara Gondim Lambert Moreira (PPGAU/UFRN) e por George Alexandre Dantas.


Modernidade, estabelecimentos cinematográficos e a construção da cidade: Vitória, Espírito Santo, Brasil (1901-1959) - escrito pela Consultora Nacional do HCUrb profa. Eneida Maria Souza Mendonça (UFES), em conjunto com Lucas Wingler.


O volume também conta com uma colaboração especial do pesquisador associado Gabriel Leolpodino Paulo de Medeiros (UFERSA), responsável pela tradução do texto "Arquitectura - de la materialidad a la crítica, en dos libros de actualidad: Sobre las reflexiones de Antoine Picon e Hélène Jannière".


Além desses, foi publicada a resenha do livro "Contra   as   secas.  Técnica,  Natureza  e  Território", feita pela profa. Wani Fernandes Pereira (Departamento de Fundamentos e Políticas da Educação. Centro de Educação, UFRN).

Link de acesso do volume completo da revista: