
Entre os dias 5 e 9 de dezembro de 2022, na Escola de Arquitetura da Universidade Federal de Minas Gerais, ocorrerá o do 17º Seminário da História da Cidade e do Urbanismo (SHCU), com o tema "1822-2022: futuros, demolição e progresso".
O evento foi estabelecido a partir da complexidade advinda da pandemia de COVID 19, onde no Brasil de 2022 confrontamos com colapsos políticos e sociais; comportamentos autoritários; o aprofundamento das desigualdades; catástrofes ambientais; crises; retrocesso de políticas urbanas. Vivemos, portanto, a demolição de horizontes, o que produz uma sensação generalizada da ausência de futuros.
É a partir deste solo complexo, contraditório e problemático que lançamos o tema do XVII Seminário da História da Cidade e do Urbanismo: "1922-2022: futuros, progresso e demolição", a fim de pensar a história viva das cidades e do urbanismo, suas questões, acontecimentos, experiências e potencialidades. Se hoje desconfiamos do conceito moderno de progresso e sentimos na pele a demolição nos parece necessário discutir como reabrir o futuro a partir da escavação do passado.
Nesta edição do 17º SHCU, integrantes do HCUrb marcam a presença com a apresentação de trabalhos e debatedor de Sessão Temática. Abaixo segue a lista:
Coordenação/debatedor de Sessão Temática
Sessão temática 12: práticas, processos e institucionalidades - Prof. George Dantas
Trabalhos apresentados