III SEMANAU recebe pesquisadores do HCUrb

Fred Luna, | Participações em eventos
Cedida

Sertão: os rastros de uma identidade. Este foi o título do evento que movimenta, de 15 a 19 de julho, a cidade de Pau dos Ferros, no Rio Grande do Norte. O motivo é a realização de mais uma SEMANAU - Semana de Arquitetura e Urbanismo da UFERSA (Universidade Federal do Semi-Árido). A conferência de abertura "As palavras do (de)Sertão: história, representações e território", ficou por conta de integrantes do HCUrb, nomeadamente, a coordenadora Angela Lúcia Ferreira, o vice-coordenador George Dantas, mais os pesquisadores Gabriel Leopoldino (também professor da UFERSA) e Yuri Simonini. Eles são autores de "Contra as Secas: Natureza, Técnica e Território", mais nova publicação do Grupo, cujo conteúdo norteou as falas da conferência.

A profa. Angela discorreu acerca da gênese do HCUrb, dos projetos do Grupo e dos caminhos das pesquisas que levaram à publicação, tema principal da conferência. Em seguida, os demais autores focaram nas representações culturais, sobreposição seca/sertão/Nordeste e no importantíssimo mapa do botânico sueco Alfred Loefgren, que chefiou a Sessão Botânica da Inspetoria de Obras Contra as Secas (IOCS).

A III SEMANAU está se consolidando como um evento plural, pulsante e aberto às questões que norteiam não somente a arquitetura e urbanismo, abrindo espaço também para a paisagem, a cultura, patrimônio, identidade, mercado de trabalho e outros temas voltados para a vivência acadêmica e profissional, sem deixar de lado as particularidades da região Seridó, onde a universidade está inserida.

Durante a Semana, outros componentes do HCUrb deram sua contribuição, como os pesquisadores associados Ana Lígia Pessoa, Tamms Morais Campos e Gabriel Leopoldino de Medeiros (estes últimos, docentes de AU da UFERSA e, também, coordenadora e vice do evento). O lançamento do livro " Contra as Secas: Natureza, Técnica e Território" fez parte da programação. Pela organização e proposta tão diversificada e instigante, a SEMANAU vem se consolidando como um acontecimento necessário para se pensar a profissão e o meio em que ela se insere, seja físico, acadêmico e profissional.