II Seminário de Pesquisa Ferrovias nas Cidades Bocas de Sertão - Semiárido Brasileiro

Daniel Moratori, | Eventos HCUrb

Os seminários de avaliação do desenvolvimento da pesquisa: Ferrovia e Centralidade nas Bocas de Sertão do Semiárido Brasileiro: Geografia Histórica Urbana, Dinâmica Socioespacial e Patrimônio fazem parte das atividades inicialmente programadas no projeto, que conta com o auxílio financeiro do Edital Universal MCTI/CNPq - n. 01/2016. É um momento impar para se expor resultados sistematizados, intercambiar dados e informações, ajustar caminhos de análises e indicar novas abordagens e desdobramentos.

Tem a participação dos integrantes dos grupos envolvidos e de avaliadores externos convidados, mas também de outros pesquisadores interessados no assunto. Para este II Seminário está previsto a presença dos consultores internacionais, professores Pedro Novo da Universidad del Pais Vasco (UPV/EHU-Espanha) e Perla Bruno da Universidad Nacional de Mar del Plata (UNMdP-Argentina), e a apresentação de trabalhos inscritos em seus 04 grupos temáticos que o estruturam: GT1 - Cidade produto social: contexto histórico (desenvolvimento econômico, social e político), GT2 - Ferrovia e rede urbana, GT3 - Cidade, ferrovia e expansão urbana: o intraurbano, GT4 - Patrimônio Ferroviário.

A pesquisa que fundamenta o seminário, e nela se inclui como uma de suas atividades, tem possibilitado ampliar a discussão teórica e desvelar como as ferrovias foram adentrando o território brasileiro e atingindo as cidades bocas de sertão em diversas regiões, com impactos diferentes nas atividades econômicas e na estruturação do urbano. No caso estudado, a Região Nordeste (atual divisão administrativa) e em particular no território do Semiárido, muitas vezes se inserem nas obras amenizadoras das consequências de estiagens prolongadas.

As cidades inicialmente eleitas para análise foram, após avaliação no primeiro seminário, redefinidas e estão situadas em distintas unidades federativas: Mossoró, Rio Grande do Norte; Campina Grande, Paraíba; Caruaru, Pernambuco; Crato, Ceará. Todas consistiram em "bocas de sertão" e se tornaram "pontas de trilho" ou cidades na beira da linha com seus pátios ferroviários. Foram escolhidas por sua representatividade nos respectivos territórios e pela centralidade que se revela desde o início do século XX; centralidade e dinâmica econômica destacadas, mas não com a mesma intensidade. As consonâncias e as dissonâncias da repercussão da ferrovia nessas cidades integram a análise. 

Acrescenta-se que a memória das cidades brasileiras é insuficientemente elucidada e, quando se trata de cidades interioranas que não são capitais e nem estão inseridas nos circuitos internacionais mais amplos do turismo, pouco se conhece sobre a sua história e o seu patrimônio. Os espaços ferroviários que ainda se encontram cravados nas malhas urbanas podem ser testemunhos da atividade humana e da história da operação e da técnica ferroviária no Brasil. Um dos intuitos da pesquisa é realizar o registro destes espaços para então ponderar o seu significado histórico, cultural e arquitetônico.

A pesquisa tem como coordenadora geral a profa. Doralice Sátyro Maia (UFPB) e a nível local a profa Angela Lúcia Ferreira (UFRN). Constitui mais uma parceria que consolida a Rede de Pesquisa História Urbana e do Território da qual integram os grupos (HCUrb-UFRN, GPUR-UFERSA, GeUrb-UFPB, HUPyP-UPV/EHU/Espanha e GECyPU-UNMdP/Argentina) e os pesquisadores participantes do projeto e do presente Seminário, como apresentadores ou consultores-avaliadores. Este segundo evento está sendo organizado pelo grupo de pesquisa História da Cidade, do Território e do Urbanismo - HCUrb, vinculado ao Depto de Arquitetura da UFRN e será realizado de forma virtual (meet.google.com/ngm-pwrb-hrv) nos dias 28 e 29 de julho.


PROGRAMAÇÃO


1º dia - 28/07 (quarta-feira)

MANHÃ: 09h-13h

9h-10h

Checagem e confirmação das inscrições dos participantes, apresentadores de trabalho e ouvintes.

10h-13h

Abertura do evento e apresentação dos grupos com informes dos andamentos das pesquisas nos diferentes grupos e eixos de análises.

Profa Doralice Sátyro Maia - UFPB (Coordenadora Geral do Projeto)

Profa Angela Lúcia Ferreira - UFRN (Coordenadora Local do Projeto e do evento)

13h-14h - Intervalo para o almoço


TARDE: 14h-17h

GT1: Cidade produto social: contexto das cidades - desenvolvimento econômico, social e político

Título: Realidade Socioeconômica e Política do Nordeste - a política econômica algodoeira no Nordeste na primeira metade do século XX (de 1920 até 1945).

Autor: Fritz Miguel Morais Moura (UFRN)


Título: A boca do sertão na beira do mar: os portos e a circulação viária nordestina.

Autor: Yuri Simonini (UNI-RN)


Título: A Ferrovia e as secas de início do século XX: estudo da relação entre a via férrea e o combate à estiagem no Oeste Potiguar.

Autores: Gabriel Leopoldino Paulo de Medeiros, Isabelle Pereira Soares (UFERSA)


Debates e encaminhamentos

     

GT2: Ferrovia e rede urbana

Título: A Estrada de Ferro de Baturité e a consolidação de uma rede urbana cearense (1872-1930).

Autor: Igor Carlos Feitosa Alencar (UFPB)


Título: Do Atlântico ao Sertão: a ferrovia de Mossoró a Sousa e o processo de estruturação territorial da região Oeste Potiguar (1875-1950).

Autores: Gabriel Leopoldino Paulo de Medeiros, Luiz Antônio Ferreira Soares, Milena Dutra, Laura Beatriz Arruda (UFERSA)


Título: Rede Urbana e a Centralidade Ferroviária de Campina Grande (1907 - 1913).

Autoras: Elizangela Justino de Oliveira (UFRN) e Maria Simone Morais Soares (IFSE)


Debates e encaminhamentos


2º dia - 29/07 (quinta-feira)

MANHÃ: 09h-13h

09h-10h

Abertura da sala checagem das apresentações dos trabalhos da jornada.

10h-13h


GT3: Cidade, ferrovia e expansão urbana - intraurbano

Título: Dinâmica e expansão urbana no Crato-CE a partir da chegada da ferrovia: apontamentos iniciais.

Autor: Igor Carlos Feitosa Alencar (UFPB)


Título: No movimento do trem: transformações e continuidades no espaço urbano de Mossoró (1915-1953).

Autores: Breno de Assis Silva Araújo; Paulo Vitor Pontes Cardoso; Angela Lúcia Ferreira. (UFRN)


Título: A ferrovia e as alterações no espaço urbano de Caruaru - PE.

Autores: Barbara França (UFPB) e Paula Dieb Martins (IFPB)


Debates e encaminhamentos


GT4: Patrimônio Ferroviário

Título: Uma ponte para o mundo: o patrimônio edificado das estações de trem da Estrada de Ferro Mossoró a Sousa - Inventário e crítica contemporânea.

Autores: Gabriel Leopoldino Paulo de Medeiros, Arthur Oliveira, Jassira Rodrigues, Juliana Castro (UFERSA)


Título: Descortinando a complexidade do patrimônio ferroviário.

Autora: Maria Emília Freire (IPHAN)


Debates e encaminhamentos

13h-14h - Intervalo para o almoço


TARDE: 14h-17h

Avaliação do evento, desdobramentos da pesquisa e encerramento das atividades.

Participação dos consultores-avaliadores externos:

Profa Perla Bruno - Universidad Nacional de Mar del Plata (UMNdP-Argentina)

Prof. Pedro Novo - Universidad del País Vasco (UPV/EHU-Espanha)