Horacio Capel lança novo livro

Fred Luna, | Universidade

Azares y Decisiones - Recuerdos Personales. Este é o título do livro de memórias do Catedrático Horacio Capel, publicação que traz preciosas informações pessoais e do seu caminho acadêmico, voltado para as atividades de pesquisa e ensino deste renomado professor e investigador. Infância e juventude em Lorca e o pós-guerra na pequena cidade, a experiência escolar, cidade e campo em Albanchez, Carbonera, Albacár, Murcia, Barcelona, os momentos na Alemanha, pontuando temas familiares, o ensino, a contemporaneidade de assuntos, que, inclusive, são caros ao HCUrb, como a cultura técnica.

É um livro importante também para conhecer as mudanças que ocorreram na ciência e nas instituições espanholas desde meados do século XX, cujos capítulos finais apresentam, de acordo com o autor, "uma visão geral de meu próprio trabalho e as razões intelectuais e questões sociais que me levaram a trabalhar nos problemas que tenho tratado".

O professor Capel tem um extenso legado de contribuições acadêmicas, inclusive, é um atuante Consultor Internaciona do HCUrb. Doutor Honoris Causa por cinco universidades, é professor Emérito da Universidade de Barcelona, onde foi professor de Geografia Humana. Dirigiu setenta teses de doutorado e mais de 100 teses de licenciatura; suas publicações ultrapassaram a centena, nomeadamente em revistas científicas de 12 países. Também foi diretor da revista GeoCrítica, Cadernos Críticos de Geografia Humana (1976-1994), lançou o site Geocrítica (1996) na Universidade de Barcelona, que contem três periódicos relevantes: Scripta Nova, Biblio 3W e Ar@acne.

Dentre as distinções recebidas, estão  a Distinción a la Actividad Investigadora, da Generalitat de Catalunya (2003), o Preston James Eminent Latin Americanist Career Award (2006), e o Prix International de Géographie Vautrin Lud 2008, considerado o "Nobel da Geografia".

Azares y Decisiones - Recuerdos Personales sai pela Ediciones Doce Calles. Outras informações ou compras de exemplares podem ser feitas pelo e-mail ventas@docecalles.com