TAVARES, Frederico Augusto Luna; FERREIRA, Angela Lúcia. O Audiovisual na história da arquitetura e no resgate da memória, da identidade e do patrimônio: Uma abordagem teórico-metodológica. In: 3º Seminário Ibero-americano Arquitetura e Documentação, 2013, Belo Horizonte. Anais e Caderno de Resumos do 3º Seminário Ibero-americano Arquitetura e Documentação, 2013. p. 1-15.

Coordenação: Frederico Augusto Luna Tavares; Angela Lúcia Ferreira
Período: 2013
Resumo:

(Trabalho apresentado no 3º Seminário Ibero-americano Arquitetura e Documentação)

As transformações urbanas impostas pelo crescimento das cidades traduzem as atitudes dos citadinos, influenciando diretamente na consolidação de sua história cultural materializada por significativos exemplares edilícios, cuja importância nem sempre é reconhecida. Esta lacuna é evidenciada pela destruição de acervos testemunhos de épocas singulares da arquitetura e do urbanismo. O ponto de partida para estudo foram os bairros de Tirol e Petrópolis, em Natal/RN, onde se encontra um considerável conjunto de edificações modernistas em processo de dilapidação, sem a devida documentação. Dessa forma, pretende-se apresentar elementos para o debate acerca dos potenciais usos do registro audiovisual no sentido de apreender as mudanças da cidade e a construção de uma consciência coletiva de preservação. Ao ter por base a abordagem teórico-metodológica e os relatos orais, propõe um entendimento que almeja o resgate da memória, o diálogo com a identidade e suas relações com o patrimônio. Neste sentido as contribuições dadas pelo gênero documentário podem tratar as relações históricas aliadas ao crescimento da cidade por meio da construção fílmica.

Palavras-chave: Video-documentário, Arquitetura modernista, Transformações urbanas, Destruição do acervo construído, Natal/RN-Brasil


Download
Últimas notícias