SIMONINI, Yuri. Melhoramentos portuários em disputa: a cidade da Paraíba entre dois portos (1864-1908). Registros. FAUD, UNMdP, Mar del Plata, Argentina, n.1, v.13, p. 117-130, 2017.

Componentes: Yuri Simonini
Período: 2017
Resumo:

O Brasil começou uma política de desenvolvimento de sua infraestrutura na segunda metade do século XIX, ao apoiar a construção das ferrovias e os melhoramentos portuários. A província, posteriormente estado, da Paraíba se aproveitou desse momento para modernizar o porto e sua capital, mas o governo local e os engenheiros se envolveram num intenso debate sobre a melhor localização: se na área urbana ou em Cabedelo, a 17 km de distância. Inicialmente, os serviços se concentraram em Cabedelo, mas, na medida em que as obras avançavam, e com a transformação do rio num canal navegável, os discursos favoráveis ao porto da capital ganharam vulto, a partir da argumentação sobre os elementos fisicogeográficos circunvizinhos. Nesse sentido, compreender o processo de intervenção e o posicionamento dos discursos sobre a localização espacial do porto de Paraíba entre 1864 e 1908 é o objetivo desse artigo. Com base nos aportes teórico-metodológicos do Envirotech, analisa-se os relatórios técnicos, administrativos e governamentais, além de bibliografia pertinente. Os debates e as ações dos atores envolvidos giraram em torno de questões relacionadas com o meio ambiente, usando-o como importante elemento para guiar suas decisões e orientar as propostas de intervenção num determinado espaço.

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https://revistasfaud.mdp.edu.ar/registros/article/view/110