Saberes e ações: Matrizes de pensamento, debates e intervenções técnicas no território e na cidade. (Projeto CNPq PQ-0213)

Coordenação: Profa. Dra. Angela Lúcia Ferreira
Componentes: Pesquisadores: George Alexandre Ferreira Dantas / Giovana Paiva de Oliveira / Paulo José Lisboa Nobre / Anna Rachel Baracho Eduardo / Luiza Maria Medeiros de Lima / Caliane Christie Oliveira de Almeida Silva / Frederico Augusto Luna Tavares / Adriano Wagner da Silva / Yuri Simonini. Alunos envolvidos: Graduação: 6 / Mestrado acadêmico: 2 / Doutorado: 3.
Período: 2014 - 2018
Resumo:

Estudos anteriores acerca de reconfigurações territorial/regional, no espaço intra-urbano e na própria arquitetura, em diferentes contextos históricos, revelou grande número de profissionais técnicos que fomentaram debates e sustentaram propotas e ações políticas e econômicas. Ao levantar diferentes vertentes relacionadas sob um temário comum: os saberes e as ações dos profissionais/técnicos, as abordagens aqui contempladas abrangem recortes espaciais e temporais que vão do local ao regional, do final do século XIX à década de 1960. A escala local é considerada pelo estudo da circulação de ideias e o papel dos Institutos de Aposentadoria e Pensão (IAPs) na introdução de inovações na arquitetura e nas intervenções urbanísticas de Natal entre as décadas de 1940 e 1960. Em contrapartida, a perspectiva regional atende a temática do conhecimento técnico focando os profissionais e o estudo dos projetos e das reconfigurações urbanas e territoriais na região Nordeste do Brasil, durante o período da década 1870 à de 1930. Para abarcar estas diferentes vertentes, pretende-se discutir o papel da formação dos debates e das ações desses profissionais e suas estratégias no processo de modernização da cidade e do território, do final do século XIX à primeira metade do XX. Parte-se da sistematização e analise das informações contidas nos Bancos de Dados e acervos do HCUrb, buscando, também, novas fontes de pesquisa. No âmbito local, o estudo da habitação, dá prioridade à leitura crítica dos documentos e comunicações institucionais, à reconstituição das trajetórias dos profissionais locais envolvidos, análise de sua produção e identificação das formas de uso e das adaptações dos edifícios pelos moradores. No plano regional, se enfatiza o levantamento e a análise da interlocução promovida pelos debates entre os profissionais/técnicos, da concretude de suas ações, das representações imagéticas e iconográficas, que envolveram uma cultura técnica e que contribuíram para a constituição formal e representativa do Nordeste, tendo como foco norteador do processo o entendimento das implicações geradas pela implantação de um suporte material e da configuração do território. Assim, espera-se contribuir para um conjunto de reflexões estruturado em torno dos dois eixos de análise, alargando e aprofundando as bases documentais e as possibilidades analíticas dentro dos campos da História Urbana, Urbanística e do Planejamento Urbano e Regional no Brasil. Este projeto recebe o apoio financeiro pelo edital Universal 14/2013, sob o tema "Construção técnica do espaço, processos socioculturais e Interlocuções profissionais: Estudos históricos sobre o território e a cidade" e a bolsa IC e AT.