Representações e legitimações do campo disciplinar do urbanismo no Brasil (1893-1935). (PVG4388 - 2013)

Coordenação: George Alexandre Ferreira Dantas
Componentes: Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1). Número de orientações: 1.
Período: 2010-2014
Resumo:

Descrição: O projeto ora apresentado visa aprofundar uma das vertentes de análise da problemática da tese de doutorado sobre A formação das representações sobre a cidade colonial no Brasil, defendida em agosto de 2009. Parte-se, assim, daquele que é considerado o marco inicial do urbanismo moderno no Brasil o Plano de Belo Horizonte, elaborado pela comissão chefiada pelo engenheiro Aarão Reis para analisar como, em meio à constituição do campo disciplinar do urbanismo moderno no brasil, às suas matrizes teóricas, aos seus elementos de legitimação, pode-se identificar, cartografar e analisar as representações mobilizadas e construídas. A pesquisa, baseada em fontes primárias (muitas das quais já compulsadas) e na literatura consolidada sobre a história do urbanismo no Brasil, considerará ainda uma série de eventos e processos, a dizer, a reforma de Pereira Passos para o Rio de Janeiro (1902-06), as propostas para a região central de São Paulo (1910-11) o Plano de Giacomo Palumbo para Natal (1929-30), o Plano de Alfred Agache para o Rio de Janeiro (1930), o Plano de Avenidas para São Paulo (1930), as propostas urbanísticas de Nestor de Figueiredo, Prestes Mais e Ulhoa Cintra para o Recife no início dos anos 1930, culminando com os planos urbanísticos do concurso para Monlevade (1933), os projetos de Armando de Godoy e de Atílio Correia Lima para Goiânia (1935) e a proposta teórica de Carmen portinho para uma nova capital brasileira (1935), momento em que o urbanismo já recebera os influxos das discussões modernistas e que se consolidara como disciplina autônoma no Brasil. Pretende-se assim contribuir para a compreensão do processo de introdução e formação do urbanismo moderno no Brasil, dos seus elementos e estratégias de legitimação; e discutir umas das representações mais recorrentes sobre a história da América Latina e, em especial, o Brasil.