MEDEIROS, Gabriel Leopoldino Paulo de. Caminhos que estruturam cidades: redes técnicas de transporte sobre trilhos e a conformação intra-urbana de Natal (1881-1937). 2011. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - DARQ/UFRN. Natal, 2011. Orientador: Angela Lúcia Ferreira.

Período: 2011
Resumo:

A estrada de ferro, a partir de 1870, se torna uma reivindicação recorrente nos discursos da imprensa e das elites políticas, devido ao isolamento geográfico de Natal. A implantação das duas vias férreas que atendiam a capital ? a Estrada de Ferro de Natal a Nova Cruz, posteriormente encampada pela Great Western Railway Company, e a Estrada de Ferro Central do Rio Grande do Norte ? tiveram implicações em seu ambiente urbano. Enquanto que as estruturas ferroviárias se consolidavam no âmbito da cidade, outros mecanismos de transporte eram instalados durante a primeira década do século XX, como as linhas de bonde, que também se deslocavam por trilhos. Levando em conta essas questões, pode-se perguntar: como as ferrovias e os bondes ? suas demandas, caminhos e edificações ? influenciaram na organização interna de Natal? Trabalhamos com a hipótese geral de que a influência das redes técnicas compostas pelos bondes e pelas estradas de ferro sobre o espaço intraurbano de Natal se deu de forma diversificada, ora consolidando aspectos sócioespaciais de algumas áreas, ora promovendo a ocupação de outras. O impacto sobre o território da cidade também se dá de maneira diversificada entre os edifícios/complexos ferroviários e os caminhos. A diferente escala existente entre o trem e o bonde ? velocidade, tamanho, nível de ruído, fluxo, entre outros ? também ocasiona reflexos distintos no ambiente urbano. O objetivo principal deste trabalho é o de compreender o papel das redes técnicas de circulação na estruturação do espaço intra-urbano, de forma a contribuir à historiografia urbana que trata do assunto. O universo de estudo abrangido é a cidade de Natal. Já o recorte temporal adotado, entre 1881 e 1937, marca temporalmente a trajetória das vias férreas e dos bondes no Rio Grande do Norte: em 1881 é inaugurado o primeiro trecho de vias férreas no estado ? de Natal a São José de Mipibu ?, bem como, o complexo ferroviário na Praça da República ? futura Augusto Severo ?, o ano de 1937 corresponde ao período eminente do declínio dos bondes como sistema de transporte público em Natal. Nesse período, década de 1930, as ferrovias e os bondes, apesar de estruturas consolidadas, passavam a enfrentar de maneira mais intensa a concorrência oferecida pelos veículos automotores. O referencial teórico adotado se baseia, sobretudo, nos conceitos e análises de autores como Flávio Villaça e Roberto Lobato Corrêa ? referências para as concepções de ?estrutura urbana?, ?localização?, ?acessibilidade?, entre outras ? e Gabriel Dupuy ? base para o entendimento da questão das ?redes técnicas urbanas?. Essas referências revelam o conflito entre as realidades que compõem o universo urbano ? interesses e valores ?, o que é um fator determinante na estruturação do espaço intra-urbano. As fontes utilizadas foram de duas naturezas distintas: primárias, tanto periódicos de época, como mensagens e relatórios oficiais de governo; e secundárias, referentes à revisão bibliográfica realizada sobre os autores que tratam do tema em estudo. Também são utilizadas pelo estudo várias fontes iconográficas, presentes no Grupo de Estudo ?História da Cidade e do Urbanismo? (HCUrb/DARQ) e levantadas a partir das pesquisas de campo realizadas. 

Trabalho completo em:

https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/12370