MEDEIROS, Gabriel Leopoldino Paulo de. As cidades e os trilhos: resgate histórico da implantação das ferrovias no Rio Grande do Norte e inventário de suas estações. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - DARQ/UFRN. Natal, 2007. Orientador: Angela Lucia Ferreira.

Período: 2007
Resumo:

(Trecho retirado da introdução) As estradas de ferro durante a transição do século XIX para o XX simbolizaram no imaginário das elites o progresso, provindo a partir de um intenso processo de modernização. A linha férrea assumia o papel de elemento dinamizador da economia, devido ao fato de atender dois objetivos principais: o escoamento da produção e a integração do território e, conseqüentemente, de regiões produtivas. Pode-se dizer que esse foi um período importante para a constituição, tanto do campo disciplinar como da prática, do que viria a ser conhecido por planejamento urbano e territorial no Brasil. A ascensão de uma considerada nova ciência, a engenharia, possibilitou uma abordagem inovadora acerca da construção da cidade moderna no país. Os engenheiros, além de intervirem decisivamente no novo modo de pensar as cidades, também se constituíram personagens fundamentais na construção do território, ao intervirem em regiões diversas que abrangiam desde a escala rural à urbana. A partir da preocupação em se planejar as relações entre cidade e região os interesses técnicos foram voltados, de forma sistemática, aos estados do Nordeste onde se deu início a um processo de intervenção continuo no início do século XX, com a finalidade de combater os efeitos das secas. (Continua).


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