Período: 2010
Resumo:
Esta dissertação constitui uma tentativa de compreender comop famílias de até três salários mínimos, vivendo em diferentes Áreas de Expanção Demográfica (AEDs), no município de Natal - especificamente nos bairros de Igapó e Salinas (Zona Administrativa Norte da cidade), Ponta Negra (Zona Administrativa Sul), Santos Reis, Praia do Meio,Areia Preta e Mãe Luiza ( Zona Administrativa Leste) e Felipe Camarão ( Zona Administrativa Oeste) resolvem seus problemas de mobilidade urbana. Trata-se, portanto, de uma reflexão sobre as necessidades de mobilidade de famílias de baixa renda na cidade expressas em termos do deslocamento de origem-destino para deslocamentos específicos (casa-trabalho, casa-escola, casa-compras, casa-saúde e casa-lazer), todos eles sendo analisados dentro da relação entre os modos de transporte e os espaços de pobreza da cidade. Para desenvolver o estudo, aspectos e temas teóricos relacionados à produção do espaço urbano, à segregação social e espacial, à mobilidade urbana e aos modos de transportes foram confrontados com dados coletados referentes à população previamente selecionada. Um dos principais resultados da pesquisa diz respeito ao fato de que as populações de baixa renda tentam resolver seus deslocamentos diários com mínimo de mobilidade possível no espaço da cidade, isto é, permanecem em grande parte nas áreas periféricas que residem ou nos seus espaços de pobreza.
Trabalho completo em:
http://repositorio.ufrn.br:8080/jspui/handle/123456789/12347