2014 - 2015 - Audiovisual e arquitetura: documentando a memória da cidade. Profa. Angela Lúcia Ferreira. (PJ650-2014)

Coordenação: Profa. Angela Lúcia Ferreira.
Componentes: George Alexandre Ferreira Dantas / Gabriel Leopoldino Paulo de Medeiros / Bárbara Lambert Moreira Gondim / Frederico Augusto Luna Tavares / Luiza Maria Medeiros de Lima / Isadora Furtado de Assis / Isadora Maria Ferreira de Lima / Rebeca Grilo de Souza.
Período: 2014-2015
Resumo:

A solicitação de apoio financeiro para este Edital advém da perspectiva aqui apresentada que amplia a abrangência da utilização e do conteúdo do acervo do HCUrb, a partir da aplicação e do material já adquirido e de novas metodologias tais como os registros memória da história da cidade através da elaboração de material audiovisual.. A trajetória do HCUrb é concomitante à urgência de se trabalhar com novas maneiras que estimulem o debate acerca da memória da cidade. Ambas confluem entre si, a partir do momento em que se encontram contempladas nos projetos de pesquisa já exigentes, nas disciplinas de graduação e pós-graduação, assim como em projetos e ações de extensão, uma vez que em todas essas atividades têm a participação de pesquisadores vinculados ao grupo. Ao longo de sua história, o Grupo tem construído um acervo expressivo, que compõe de banco de dados digital, e uma base de dados física e digital  em constante crescimento. Devido à importância desse material e do seu ineditismo, sentiu-se a necessidade de compartilhar esse conhecimento, a fim de contribuir para uma melhor formação acadêmica, assim como, de incentivar o debate além-universidade. Dessa forma, o edital Proex permite a confecção e disponibilização de parte deste vasto material audiovisual catalogado até os dias atuais, de modo que a proposta aqui apresentada se encaixa num projeto coletivo maior, inscrito na PROPESQ sob o título "A Circulação de Ideias: os IAPs na introdução de inovações na arquitetura e no urbanismo em Natal (décadas de 1940 a 1960), ao qual estão vinculados três outros individuais na esfera da pós-graduação e três planos de iniciação científica. As abordagens teóricas aqui propostas incluem, além dos conceitos acerca da memória, discussões acerca da relação entre os conceitos da identidade e do patrimônio, cuja operacionalização resulta na construção videográfica do acervo, de modo que o trabalho empírico inclui a complementação do material existente e entrevistas videografadas, a documentação já adquirida pelo HCUrb e do trabalho de campo, possibilitando a transferência dos resultados destinados a fomento de programas de preservação e processos educativos com foco na memória e na documentação. A princípio, a otimização e circulação deste material audiovisual tem seu foco nos alunos e no corpo docente, que terão acesso às fontes acerca da história da cidade, permitindo que se valorize a importância e amplie os assuntos, levando os questionamentos para além da sala de aula. Ciente da importância deste material coletado e das diversas possibilidades para a sua aplicação educativa e formadora de opinião, pretende-se não trabalhar apenas sua forma documental, mas incluindo suas nuances pedagógicas, políticas e sociais, contribuindo par aprofundar as discussões envolvidas nas disciplinas vinculadas e nas linhas as quais o projeto se situa. 

Situação: Concluído. 
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (2).



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