2013-2016 - Construção técnica do espaço, processos socioculturais e Interlocuções profissionais - Estudos históricos sobre o território e a cidade. Profa. Angela Lúcia Ferreira. (PVG10962-2013)

Coordenação: Angela Lúcia Ferreira
Componentes: Pesquisadores: George Alexandre Ferreira Dantas / Giovana Paiva de Oliveira / Paulo José Lisboa Nobre / Adriano Wagner da Silva / Désio Rodrigo da Silva / Adielson Pereira da Silva / Anna Rachel Baracho Eduardo Julianelli / Ana Lígia Pessoa Sampaio
Período: 2013-2016
Resumo:

A proposta aqui apresentada é fruto das reflexões acerca dos estudos realizados pelo Grupo de Pesquisa História da Cidade, do Território e do Urbanismo (HCUrb) vinculado ao Departamento de Arquitetura e ao Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). As pesquisas, que vem se desdobrando em novos projetos, tem proporcionado revelação sobre os profissionais técnicos que fomentaram debates e sustentaram as propostas e ações políticas e econômicas que implicaram na reconfiguração territorial/regional, no espaço intra-urbano e na própria arquitetura, em diferentes contextos históricos. Tais considerações levaram a opção neste momento,   relacionando as análises de trabalhar diferentes vertentes que se completam sob um temário comum: os saberes e ações dos profissionais/técnicos. As abordagens contempladas abrangem recortes espaciais e temporais que vão do local ao regional, do final do século XIX à década de 1960. Em contrapartida, a perspectiva regional atende temática do conhecimento técnico em um sentido mais amplo, contemplando os profissionais e o estudo dos projetos e das reconfigurações urbanas e territoriais na região Nordeste do Brasil durante o período da década 1870 à de 1930 . Esses caminhos de analise abarcam a maioria dos pesquisadores e bolsistas vinculados ao grupo e subsidiam e são subsidiados pelos outros estudos e pelos projetos individuais, esferas de IC, doutorado e mestrado.