2011 - 2014 - Cultura técnica, projetos e reconfigurações urbanas e territoriais (Nordeste/Brasil, 1850-1930). Profa. Angela Lúcia Ferreira. (Projeto CNPq PQ-2010 e PVG8407-2012)

Coordenação: Profa. Angela Lúcia Ferreira
Componentes: Pesquisadores: George Alexandre Ferreira Dantas / Giovana Paiva de Oliveira / Paulo José Lisboa Nobre / Hélio Takashi Maciel de Farias / Anna Rachel Baracho Eduardo / Gabriel Leopoldino Paulo de Medeiros / Adriano Wagner da Silva / Luiza Maria Medeiros de Lima / Yuri Simonini / Carla Soares Fernandes Navarro Y Rosa / Désio Rodrigo da Silva. Alunos envolvidos: Graduação: 6 / Mestrado acadêmico: 2 / Doutorado: 1.
Período: 2011 - 2014
Resumo:

O delineamento da "dimensão técnica das secas", conceito construído em decorrência das análises realizadas em projetos anteriores, permite, desdobrar-se num novo objeto de estudo ainda mais abrangente: a própria Dimensão Técnica que fundamenta projetos e ações políticas e econômicas de integração nacional e as implicações na reconfiguração territorial. Compreender, portanto, a participação da dimensão técnica nos processos históricos de reestruturação territorial do espaço regional do Nordeste e de construção da infra-estrutura material de suporte entre meados do século XIX e as primeiras décadas do século XX, com a finalidade de aprofundar os debates acerca da história cultural e ambiental urbana no Brasil, é o principal objetivo desta pesquisa. Para possibilitar o entendimento dessa dimensão, a pesquisa contempla matrizes ideológicas e culturais que a fundamentam, os saberes que a compõem e justificam as práticas dela originadas, os profissionais e as instituições que são protagonistas dessa trajetória e as intervenções a ela relacionadas e que transformam e estruturam territórios e cidades, ocupando uma posição central no processo de configuração do Nordeste moderno dentro da Nação.

Este projeto recebeu apoio financeiro pelo edital MCT/CNPq 14/2010 Universal, sob o tema "Um território em construção: cultura técnica, projetos e reconfigurações (Nordeste, 1850 - 1930)" e bolsa IC e AT.



Últimas notícias