2008 - 2013 - Os Institutos de Aposentadorias e Pensões (IAPs) e a produção de moradias urbanas para trabalhadores (1930 1960). Profa. Angela Lúcia Ferreira. (PVG7181-2008)

Coordenação: Profa. Angela Lúcia Ferreira
Componentes: Pesquisadores: George Alexandre Ferreira Dantas / Giovana Paiva de Oliveira / Caliane Christie Oliveira de Almeida Silva / Luiza Maria Medeiros de Lima. Alunos envolvidos: Graduação: 3.
Período: 2008 - 2013
Resumo:

A pesquisa objetiva compreender a atuação dos Institutos de Aposentadorias e Pensões (IAPs) no Brasil e sua especificidade em Natal, no que concerne à produção e o financiamento de moradias, entre os anos de 1933, quando foram criadas as primeiros Institutos, e 1964, quando foi criado o Banco Nacional de Habitação (BNH) e encerradas as atividades dos IAPs. Para tal identifica, registra, mapeia e analisa as unidades habitacionais e a espacialização na cidade fruto dessa ação. Constituirão as fontes primárias básicas dessa etapa da pesquisa os jornais, oficiais e não-oficiais com circulação diária, as publicações avulsas, as Mensagens de Governo enviadas ao Congresso Legislativo, as Leis e decretos de Governo entre 1933 e 1964 e, principalmente, os processos de financiamentos de moradias concedidos pelos IAPs aos seus associados, que se encontram arquivados no Setor de Patrimônio Imobiliário do INSS-RN.


Últimas notícias