2008-2011 - A dimensão técnica da seca e a construção e planejamento do território e da cidade (1850 - 1935). Profa. Angela Lúcia Ferreira. (Projeto MCT/CNPq/PQ2008)

Coordenação: Profa. Angela Lúcia Ferreira
Componentes: Pesquisadores: George Alexandre Ferreira Dantas / Paulo José Lisboa Nobre / Hélio Takashi Maciel de Farias / Anna Rachel Baracho Eduardo / Gabriel Leopoldino Paulo de Medeiros / Caliane Christie Oliveira de Almeida Silva / Adriano Wagner da Silva / Yuri Simonini. Alunos envolvidos: Graduação: 1 / Mestrado acadêmico: 2 / Doutorado: 1
Período: 2008-2011
Resumo:

Este projeto é um desdobramento do iniciado em 2004: "Entre secas e cidades: formação de saberes, práticas e representações do urbanismo (1850-1930)" desenvolvido pelo HCUrb. Este aprofundamento se dá a partir das vertentes iniciais do projeto anterior e de pesquisa específica elaborada pelos membros do grupo, que proporcionaram o surgimento de outras abordagens e a concepção de novos estudos correlacionados. Dentre os diversos aspectos implicados no fenômeno das estiagens e seus efeitos sobre a terra e o homem, este projeto de pesquisa trata da: "dimensão técnica", conceito delineado em decorrência do entendimento científico das secas e das ações de combate aos seus efeitos baseados na técnica e na ciência modernas. Para compreender o significado dessa dimensão sobre o espaço físico e cultural do Nordeste -, a pesquisa contempla as matrizes ideológicas e culturais que a fundamentaram, os saberes que a compuseram e justificaram as práticas dela originadas, os profissionais e instituições que foram protagonistas dessa trajetória e as intervenções a ela relacionadas e que transformaram e estruturaram territórios e cidades, ocupando uma posição central no processo de configuração do Nordeste moderno dentro da Nação que se formava em fins do século XIX e início do XX.

Este projeto recebeu apoio financeiro pelos editais MCT/CNPq 15/2007 - Universal e MCT/CNPq 50/2006 - Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas, sob o mesmo título e bolsa IC e AT.



Últimas notícias