Simpósio da Eletrificação acontece em Évora - Portugal

Fred Luna, | Participações em eventos

Durante a semana de 6 a 11 de maio, a cidade histórica de Évora, localizada na região alentejana portuguesa, recebe o V Simpósio Sobre a História da Eletrificação. O tema da edição atual, "Eletricidades, Cidades e Cotidianos: A eletricidade e a trasformação da vida urbana e social", e o evento acontece durante toda esta semana, de 6 a 8 (maio), reunindo em encontro internacional, assuntos voltados para energia elétrica. 

Évora, uma das cidades mais antigas da Europa, é onde ocorre o evento. Com assuntos plurais, que vão desde a evolução tecnológica à transformação da paisagem, o Simpósio reune pesquisas de diversos países. O HCUrb está em terras lusitanas sendo representado pela coordenadora Angela Lúcia Ferreira. A participação da professora acontece com a apresentaço do trabalho Paisagem urbana à venda: transformações na cidade, serviços elétricos e as estratégias da AMFORP na América Latina (década de 1950), escrita conjunta com os Pesquisadores Associados Luiza Medeiros e Yuri Simonini, ocorrido dia 6, na sessão "A construção da rede eléctrica e a alteração da paisagem urbana".

Além dos importantes debates, a programação conta com visitas técnicas, mostra de filmes e apresentação de livro. O professor Horácio Capel, Consultor Internacioanl do HCUrb - um dos principais organizadores do Simpósio - faz-se presente em diversos momentos. A Consultora Internacional Mercé Tarjer também encontra-se em Évora. O Grupo mantém firme a participação nas diversas edições do Simpósio, cujas edições acontecem em diferentes países.