Ramon Garcia, Consultor Internacional, visita HCUrb

Fred Luna, | Universidade
Fred Luna

Uma visita informal, alegre e permeada de notícias e troca de informações, principalmente acerca da cartografia histórica. Assim foi a visita do Consultor Internacional do HCUrb, o geógrafo e professor Ramón Garcia Marín da Universidade de Murcia/Espanha, na tarde desta terça-feira, 7 de agosto. A coordenadora do Grupo, professora Angela Lúcia Ferreira e o vice, George Dantas, recepcionaram o investigador (que também esteve acompanhado da família e da professora Maria Pontes, do departamento de Geografia da UFRN, que, juntamente com o depto. de Turismo, foram responsáveis pela vinda de Garcia a Natal), além de bolsistas e pesquisadores do HCUrb.

O professor Ramon fora presentado com a mais recente publicação editorial do Grupo, o livro "Contra as Secas: Técnica, Natureza e Território", fato que provocou diversas contextualizações acerca da geografia/cartografia histórica entre, por exemplo, Murcia (Espanha) e o Brasil, nomeadamente a Região Nordeste, as trasposições que ocorreram nos dois espaços, o avanço das pesquisas e a importância delas para o desenvolvimento destes lugares. Mapas históricos que compõem o acervo do HCUrb contribuíram para satisfatória compreensão do caso, por exemplo, da transposição do rio São Francisco, assim como, o mapa botânico de autoria de Johan Albert Constatin Löfgren, em 1910, ambos também publicados no "Contras as Secas (...)".

Sempre gentil, solícito e interessado, o Consultor elogiou o intenso trabalho dos componentes do Grupo, lembrando que, na Espanha, os cursos universitários passam por um momento diferente do brasileiro. De acordo com ele, vive-se um momento em que se privilegia o mercado de trabalho, o que difere da nossa realidade (enquanto grupo de pesquisa), que foca no desenvolvimento das investigações históricas e suas reflexões, ocorram elas no campo ou na cidade.

O HCUrb só tem a agradecer o respeito, as trocas de saberes, confluências investigativas, o apoio e o carinho que o professor Ram´nn Garcia sempre demonstrou para com o Grupo.