Professor Edgard Dantas, membro do IHGRN, visita HCUrb

Fred Luna, | Pesquisa

Nesta quarta-feira, 7 de fevereiro, o HCUrb recebeu a visita do professor Edgard Ramalho Dantas, geógrafo (UFPE - 1965), por muitos anos docente do curso de engenharia civil da UFRN e, dentre diversos cargos exercidos no ensino, em instituições governamentais e autarquias, inclui-se o de sócio-efetivo do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte. O convite partiu do vice-coordenador do Grupo, professor George Dantas.

Durante a manhã, bolsistas de Iniciação Científica e mestrandos ouviram histórias interessantes de quem presenciou ou teve acesso a informações exclusivas acerca do RN e de Natal. A conversa informal teve como principal objetivo apresentar aos componentes do HCUrb presentes na sala do Grupo, um "panorama" do IHGRN, como a estrutura - e as mudanças físico-administrativas -  e detalhes de seu rico acervo. Em uma de suas muitas impressões acerca da pesquisa histórica, resumidas em anos de experiência com fontes distintas e a investigação (muitas vezes estimulada pela própria curiosidade relacionada aos fatos), Dantas comentou: "Os silêncios falam muito alto", ou seja, investigar desconfiando, aprofundando as informações, cruzando arquivos e suas peculiaridades. Para ele, o HCUrb "é um dos pontos máximos da UFRN, pelo comprometimento com a historicidade de Natal". 

De acordo com o professor George, o próximo encontro irá ocorrer no Instituto, momento em que os alunos presentes na visita do prof. Edgard terão contato direto com o acerto secular, incrementando suas pesquisas e ampliando as abordagens às fontes.



Últimas notícias