Consultor Internacional Pedro Novo faz visita acadêmica ao HCUrb e UFRN

Fred Luna, | Eventos HCUrb

Uma semana de alegrias para o HCUrb. O grupo recebeu a visita do Consultor Internacional Pedro Novo López. O professor López é lotado na Universidad del País Vasco (UPV/EHU), na Espanha. Ele veio participar de momentos mais específicos com os membros do HCUrb e, de maneira mais abrangente, em evento voltado para a comunidade acadêmica na UFRN e na UFPB.

O professor cumpriu uma agenda intensa. No estado vizinho, participou do Seminário de Pesquisa - Ferrovias nas Cidades Bocas de Sertão - Semiárido Brasileiro, evento ocorrido de 26a 29 de agosto no CCEN -Geografia/UFPB organizado pelo Grupo de Estudos Urbanos (GeUrb/UFPB).

Em Natal, dia 2 de setembro, foi recebido pelo Grupo, momento em que a profa. Angela Lúcia, coordenadora, historicizou os caminhos que levaram o HCUrb ser o que é atualmente, o desdobramento, a abrangência das pesquisas e trabalhos desenvolvidos.

No período da tarde, foi a vez do pesquisador espanhol apresentar seu grupo de investigação Demografia Histórica e História Urbana (GDHHU), além de apontar perspectivas de trabalhos em comum dentre os dois grupos, o que ficou bastante claro os caminhos que se entrelaçam entre si.

O terceiro momento foi a palestra aberta "A formação de Bilbao como cidade moderna: infraestruturas e serviços urbanos essenciais (1875-1930)", ministrada no dia 3, no miniauditório do PPGAU.

Quem é Pedro Alberto Novo López:

Licenciado em Geografia e História (1987) e Doutor em História pela Universidad del País Vasco. Ministra disciplinas na graduação e no Programa de Doutorado em História Contemporânea da UPV. Faz parte do International Advisory Boardda revista Urban History (Cambridge University Press). É pesquisador do grupo de investigação Demografia Histórica e História Urbana (GDHHU) e autor ou editor, em parceria, de diversos livros, dentre os quais: Nacimiento y desarrollo de la ciudad industrial. Leioa: de la sociedad tradicional a la sociedad posindustrial (1880-2000). Bilbo, Euskal Herriko Unibertsitatearen Argitalpen Zerbitzua, 2010; La consolidación de la metrópoli de la Ría de Bilbao. 2 vols. BBVA Fundazioa, 2009; La ciudad contemporánea, espacio y sociedad. Universidad del País Vasco y Benemérita Universidad. Autónoma de Puebla, Bilbao, 2005.

A vinda do professor López é uma grande alegria para o HCUrb. A parceria e a proximidade/apreço é via de mão dupla constante e crescente entre o Grupo e o pesquisador. Aproveitamos para agradecer a disponibilidade dele e a consideração que sempre demonstrou conosco.

*Com atualização em 5 de setembro de 2019 às 10h41.