Começa o XV SHCU - Seminário de História da Cidade e do Urbanismo

Fred Luna, | Participações em eventos

Um dos eventos mais aguardados, tanto pela pertinência quanto pela pluralidade dos temas propostos começa nesta terça-feira, 18/09: o SHCU - Seminário de História da Cidade e do Urbanismo. A XV edição irá ocorrer na UFRJ - Campus Praia Vermelha, no Rio de Janeiro. O tema deste ano é A Cidade, o Urbano, o Humano. A organização reune quatro programas de pós-graduação sediados no Rio de Janeiro: IPPUR e PROURB (UFRJ), PPGAU (UFF) e PPGDT (UFRRJ), mais a colaboração com a UERJ. 

Diversas produções de pesquisadores do HCUrb irão compor os Anais. Na Área Temática Ideários, Urbanismos e Processos de Institucionalização, a coordenadora do Grupo, profa. Angela Lúcia Ferreira, participa com o trabalho "Serviços Modernos para a Cidade Moderna: A arquitetura e o urbanismo no Brasil na mira da AMFORP (1952-1963)", em parceria com os Pesquisadores Associados Luiza Medeiros de Lima e Yuri Simonini, assim como Gabriel Leopoldino de Medeiros, que participa do Eixo Temático Vilas e Cidade, Urbanização e Regionalização com "Gênese da Intendência Municipal do Natal: Regulamentação enfitêutica e territorial (1892 a 1904)". 

Duas outras integrantes também tiveram seus trabalhos incluídos nos registros oficiais do XV SHCU: Pesquisadora Associada Caliane Christie Almeida (em parceria com a colega Bruna Dal Agnol) no ET Paisagem Cultural e Patrimônio, com o artigo "Ficções Arquitetônicas e a Construção da Identidade Cultural", a aluna de pós-graduação Rebeca Grilo de Souza, no ET Representações, Subjetividades e Saberes sobre a Cidade, com o trabalho "Imagens, Palavras, Memórias: O processo de demolição como suporte ao discurso de salvaguarda (Sé Cathedral, São Paulo, 19120". Barbara Gondim, também Aluna de Pós-Graduação, teve seu trabalho Paisagens Edulcoradas: A imagem da cidade brasileira oitocentista nos relatos de viagem", teve seu trabalho publicado nos Anais do Seminário. 

O evento acontece até o dia 21 próximo. O link para acesso dos trabalhos é o https://www.even3.com.br/Anais/xvshcu.